A moda é um dos caminhos pelo qual a natureza do homem se destaca e revela sua personalidade. O mundo da moda é dinâmico, ele abraça a diversidade, a tecnologia e a experiência de consumo ganha contornos ainda maiores para refletir sobre quem somos.
Ao longo de quase 30 anos dedicados a criar o que há de mais novo e sofisticado na moda masculina, a Aramis vem mantendo seu legado e dialogando com vários contextos e ocasiões. Uma marca que exemplifica com perfeição o compromisso entre bem-estar e modernidade. Em sua própria definição, “a única forma de ser único, é ser real”.
Com 120 lojas distribuídas pelo Brasil, sendo 37 lojas próprias, 70 franquias e 8 outlets, a Aramis Inc é movida pelo desejo de impulsionar pessoas, transformar histórias e seguir evoluindo como companhia. A Urban Performance, marca lançada pela companhia em 2022, é um bom exemplo desse compromisso. Com o propósito de otimizar o lifestyle do homem contemporâneo, oferecendo combinações funcionais que permitem elegância e conforto, a tecnologia é o seu fator propulsor.
Suas peças contam com tecido Polo Pima Performance, que foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a marca e a malharia peruana Camones, região onde se cultiva o algodão pima, conhecido e considerado o melhor algodão do mundo. As roupas possuem secagem rápida, proteção UV, função antimicrobiana e anti odor, além de praticamente dispensar passadoria.
Os cortes são sofisticados e adaptáveis, trazendo muita versatilidade para quem quer unir conforto e autenticidade. Para Richard Stad, CEO da Aramis Inc, a Urban Performance reforça o propósito da marca: “trazer a tecnologia e a inovação como principais aliadas do consumidor”.
CX como catalisador de bons resultados
Nesse caminho de inovação, a Aramis Inc tem como missão a alta qualidade e colocar o cliente no centro de suas decisões. Esse olhar para o Customer Experience (CX) como ponto catalisador das ações da companhia foi detalhado por Edgar Carmo, Head de Negócios Digitais da Aramis Inc.
“A primeira coisa quando olhamos para CX é entender que temos que entregar um produto de qualidade. Em seguida vem todo o relacionamento que criamos em todos os pontos de contato. Nosso objetivo é que o cliente se sinta acolhido e, principalmente, que ele entenda que ofertamos os melhores produtos para o seu dia a dia e para suas ocasiões especiais”, explica o executivo. A seguir, Edgar Carmo revela alguns pontos fundamentais que constroem a cultura da marca e as estratégias de sucesso em CX.
Autonomia
“Uma empresa que não tem uma boa jornada acaba não crescendo. Um dos pontos de destaque que orienta as ações da Aramis está na autonomia do time. Se não estimulamos essa autonomia na companhia o cliente vai ficando cada vez mais distante. Agilidade e resolutividade em CX é fundamental, então, o ponto principal é capacitarmos nossos colaboradores para eles serem fatores decisivos nessa jornada de experiência com a marca. Isso nos garante excelentes índices em NPS, por exemplo. Continuaremos a impulsionar as capacidades das pessoas porque temos a certeza de que elas irão tomar as melhores decisões e irão fazer nossos clientes ainda mais felizes”.
Feedback
“Ao longo do tempo criamos uma estrutura de dados muito robusta, onde captamos aquilo que é essencial para o entendimento do nosso público e as demandas dos nossos clientes, seja através do ponto físico ou do nosso ecommerce. Tudo isso entra num comitê para discutir diversas ações da marca – e não apenas marketing. Ali tomamos decisões sobre quais caminhos seguir, como iremos mudar aquilo que não está dando certo, ou eliminar aquilo que não faz sentido para os nossos clientes”.
Sobre tecnologias em CX
“A tecnologia está no DNA da Aramis. Em diversas frentes ela auxilia a marca na busca dos melhores produtos, na melhor gestão e no entendimento do cliente. Hoje, a inteligência artificial nos ajuda a segmentar melhor nossos clientes. Isso faz com que tenhamos diferenciação dentro das lojas. Além disso, a comunicação com a marca ganha muito mais personalização e agilidade. Estamos mudando toda a estrutura de comunicação para sermos ainda mais assertivos. A inteligência artificial, por exemplo, nos permite interagir de forma simples, correta e no melhor momento do cliente”.
Sobre inovação e tendências
“Falar sobre inovação é falar de personalização. A IA generativa veio para isso. Num primeiro momento ela melhorou o nosso sortimento, com mais informação dos nossos clientes. Agora, a fase é ampliar a utilização dessa informação. Usar todo o potencial da IA para a geração de imagens, de conteúdos e buscar um patamar diferente, que é justamente colocar o produto certo, no local certo, com a imagem certa. Estamos trabalhando a inovação não só em produtos, mas para entregar a personalização real. Ou seja, entender melhor nossa linha de produção, nossos clientes e cada vez mais usar a tecnologia para realmente entregar uma experiência inovadora com a marca”.
“Acredito que as pessoas querem ser identificadas como únicas. Também acredito que a sustentabilidade é importantíssima, um tema que observamos com cautela em cima da produção e dos meios de desenvolvimento dos nossos produtos. Eu acho que são assuntos superimportantes hoje quando se fala em tendências. Em algum momento o cliente vai olhar para essas características da marca. Outro ponto que vale destacar, é o desenvolvimento do mercado local. A Aramis vem se aproximando muito desse tema e se posicionando muito forte em relação a tudo isso. No final, tudo isso está relacionado a longevidade da marca”.
Cultura organizacional e valor de marca
“Até que ponto realmente o valor de marca está alinhado com a performance da marca? Essa é uma pergunta que devemos fazer diariamente. Quando você tem um time que entende o papel dele dentro do todo, esse é o ganho principal que você tem sobre cultura organizacional. Na Aramis, se o seu objetivo não está alinhado com o do cliente você está em dissonância com a nossa cultura. Como falei anteriormente, é sobre o cliente no centro. Segundo ponto, como já mencionado também, é a autonomia. Ela faz com que as pessoas tomem decisões de maneira rápida e clara. A cultura organizacional da Aramis se resume em dar autonomia para as pessoas, fazer testes constantes e ter sempre o cliente no centro”.
Um conselho sobre CX
“Planejamento. Obter as informações necessárias para tomadas de decisões. A construção de uma base de dados e uma visão de clientes eficientes. Fazer testes também é superimportante e garante um excelente aprendizado constante do seu público. A tecnologia, ela está aí para agregar mais potencialidade a tudo isso e é excelente para você ganhar produtividade. Não sei se posso chamar isso de conselho, mas olhando para o que a Aramis vem fazendo acho que esses são os pontos importantes em CX. Com isso você ganha conhecimentos para crescer como organização, buscar novos caminhos e até novos negócios, pois você acaba encontrando eixos que às vezes não estão sendo explorados”.