Pesquisar
Close this search box.
/
/
Aprenda a construir valor de marca com a Nike

Aprenda a construir valor de marca com a Nike

A Nike é uma das marcas de sportswear mais desejadas e mais valiosas do mundo. Confira quais foram as decisões que tornaram a marca o que ela é hoje

A Nike é uma das mais importantes marcas de sportswear do mundo e detentora de uma importante fatia deste segmento. Mais do que vender tênis, roupas e acessórios – sempre dotados de tecnologia –, a marca é objeto de desejo de todos aqueles que realizam alguma atividade esportiva. Ou ainda daqueles que, simplesmente, curtem um estilo esportivo de se vestir.
Mas, afinal, como a Nike chegou lá? Quais foram as decisões e os rumos tomados pela empresa que fizeram com que ela se tornasse um ícone da “sneaker culture” (cultura dos tênis)? O Business Insider do Reino Unido elencou algumas ações que a Nike realizou e que fizeram com que a marca redefinisse o significado da palavra “cool” (legal).
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Parceria com atletas

No início dos anos 1970, a Nike assinou sua primeira parceria com um atleta. O contrato de patrocínio de Steve Prefontaine, um corredor de 22 anos, foi assinado em 1974, por US$ 5 mil. Na época, a Nike tinha apenas três anos.
Prefontaine conquistou seu primeiro recorde nacional aos 15 anos e bateu o recorde americano em todos os eventos de longa distância, de 2000 metros a 10000 metros, antes de sua morte em um trágico acidente aos 24 anos. Foi ele quem ajudou a Nike a criar uma imagem de empresa comprometida com a excelência dos atletas.

Jogging: esporte para todos

O co-fundador da Nike, Bill Bowerman, era um grande defensor da ideia da corrida como atividade de lazer, o famoso jogging. Correr tornou-se realmente popular nos anos 1970. Bowerman escreveu o livro “Jogging”, em parceria com um médico explicando os benefícios da corrida. Esse ato também ajudou a beneficiar a Nike, que já começava a deter a maior fatia do mercado de sportswear.

Michael Jordan

Ninguém poderia ter previsto o tanto que o patrocínio a Michael Jordan significaria para a Nike. O primeiro sapato com a colaboração do atleta, o Air Jordan, foi lançado em setembro de 1985. Os tênis foram “banidos” das quadras pela NBA, porque não tinham a cor adequada. A liga multava Jordan em US$ 5 mil cada vez que ele usava os tênis em um jogo, e a Nike pagava.
A Nike criou um comercial com o ato, dando aos sapatos uma fama de transgressores, mas de uma forma divertida. A atenção resultante do “incidente” ajudou o sapato a virar um sucesso. A Air Jordan logo virou, então, submarca da Nike. E logo arrastou os consumidores para filas a cada lançamento.
Veja um dos comerciais do tênis.

Spike Lee

No final dos anos 1980, Spike Lee, na figura do seu popular personagem Mars Blackmon, juntou-se a Michael Jordam em uma série de comerciais, realizados pela agência Wieden and Kennedy.
Foi a primeira vez que a Nike colocou em uma propaganda algo além de um atleta suado em busca do sucesso, mostrando o lado humano de um atleta, com humor, diversão e cultura popular. Isso ampliou mais ainda o caminho para a Nike alcançar não apenas atletas, mas o público em geral.

Músicas

Em 2002, a música “Air Force Ones”, do rapper Nelly, chegou ao terceiro lugar na lista da Billboard. Seu nome veio do tênis “Air Force One”, lançado em 1982. É uma música sobre comprar um par de tênis. Outras músicas também mencionavam a Nike e a marca Jordan, especialmente no rap e hip hop. Entre elas, “Jumpman”, de Drake and Future, e “Nikes”, de Frank Ocean.
Ouça a música:

Kanye West

No final dos anos 2000, a Nike começa uma parceria com Kanye West. Foi a primeira vez que a marca juntou seu nome com alguém que não era um atleta. O design dos tênis Air Yeezy I e II, impulsionado pela propaganda de West, fizeram os produtos se esgotarem em pouco tempo.

2016: De volta para o futuro

Com um ano de “atraso” (no segundo filme da franquia “De volta para o futuro”, o personagem viaja para o ano de 2015), a marca lança o tênis que amarra sozinho, o HyperAdapt 1.0, em mais um super avanço de tecnologia. O produto deixou de ser ficção científica.
Confira o vídeo sobre o produto.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]