Em 2022, a Apple lançou nos Estados Unidos o Search Ads. O serviço é direcionado aos desenvolvedores de aplicativos para que criem publicidades personalizadas aos seus produtos e gerar mais visibilidade na App Store. Agora, esse mesmo serviço chegará ao Brasil e a outros países da América Latina, como Bolívia, El Salvador, Guatemala, Panamá, Paraguai e República Dominicana nas próximas semanas.
Ao acessar a App Store, usuários se deparam com a aba “Hoje”, que reúne uma curadoria de conteúdos e anúncios dos diferentes aplicativos disponíveis para download em dispositivos iOS. É lá onde estão as listas de apps mais populares, dicas de plataformas e serviços para determinados propósitos, além de artigos sobre como utilizar o dispositivo para trazer mais produtividade, entretenimento e facilidade para a rotina de seus usuários.
É nessa seção na qual, em breve, desenvolvedores poderão publicar anúncios customizados para seus aplicativos. Segundo a Apple, a aba é acessada por meio bilhão de visitantes toda semana para dar início às suas buscas por novos apps. Nos Estados Unidos, as publicidades ficam disponíveis em espaços de destaque e com visibilidade para os visitantes, que podem clicar e acessar a página de especificações e download.
Os anúncios também podem ser posicionados na barra de pesquisa da App Store, utilizada por 70% dos visitantes. Segundo a empresa, cerca de 65% dos downloads de apps acontecem diretamente após uma pesquisa. Assim, desenvolvedores poderão escolher posicionar seus anúncios no topo da página dos resultados relevantes de busca.
Ferramenta de publicidade
A Apple oferece algumas soluções que automatizam a publicação de anúncios em sua App Store. No formato Basic, ao cadastrar o aplicativo, o desenvolvedor pode escolher em quais regiões do mundo deseja promover seu produto e definir o seu orçamento mensal. Com os metadados e imagens fornecidos no App Store Connect, o anúncio é gerado automaticamente e posicionado nas diferentes abas da App Store.
Os anunciantes podem pagar pelo serviço de acordo com a quantidade de instalações de seu aplicativo, ou definindo um valor máximo de acordo com o custo por instalação (cost-per-install). Além disso, é possível interromper a promoção de um app a qualquer momento. Com um dashboard intuitivo e de fácil visualização, anunciantes podem acompanhar os resultados das campanhas como número de downloads, custo por instalação e gastos já realizados em relação ao orçamento.
Já no plano Advanced, é possível definir um orçamento diário para os anúncios de aplicativos na App Store, além de configurar um valor máximo de custo por instalação – que pode ser alterado a qualquer momento. Assim como no plano Basic, desenvolvedores podem iniciar, pausar ou alterar as campanhas quando quiserem.
Com o plano, os anunciantes também podem criar relatórios personalizados com os dados que desejar, além de definir sua periodicidade – diária, semanal ou mensalmente. Os desenvolvedores também recebem recomendações personalizadas para suas campanhas para melhorar performance de acordo com uma série de critérios como sugestões de palavra-chave e orçamento diário.
APIs para anunciantes
A Apple ainda oferece APIs (Application Programming Interface, ou Interface de Progração de Aplicação) para terceiros que desejam criar anúncios na App Store. Uma delas é a Campaign Management API, para o plano Advanced, com a qual desenvolvedores, agências e plataformas podem gerenciar e acompanhar suas campanhas de anúncios, extraindo relatórios periódicos.
App Store aberta a terceiros
A novidade chega a países da América Latina em algumas semanas – e poucos tempo depois da empresa anunciar que terá que abrir mão da exclusividade de sua App Store na União Europeia. Devido às novas regras da Lei dos Mercados Digitais do bloco, usuários de dispositivos da Apple, como iPhone, Macbook e iPad, poderão não só baixar aplicativos fora da loja oficial, como também utilizar sistemas de pagamentos terceiros, sem a necessidade de utilizar o Apple Pay ou a Apple Wallet.
Com a atualização do iOS 17.4, usuários da Europa poderão também utilizar outro navegador além do Safari, como o Google Chrome, o Mozilla Firefox e Opera. Enquanto a decisão prevista na Lei dos Mercados Digitais tem como objetivo oferecer mais possibilidades aos usuários, a empresa teme pela segurança e privacidade de dados na utilização de aplicativos e plataformas externos.
Na segunda-feira, 4/3, a Apple foi condenada pela União Europeia a pagar uma multa de mais de $ 1,8 bilhão de euros depois de impedir que empresas de streaming de música, como o Spotify, oferecessem modalidades de pagamento aos seus usuários fora de App Store. A denúncia foi feita em 2019. A Apple declarou que irá contestar a decisão na Justiça.
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