/
/
Apple testa controle de iPhones com o poder da mente

Apple testa controle de iPhones com o poder da mente

Em parceria com a Synchron, Apple tem desenvolvido implantes cerebrais que prometem entregar acessibilidade e transformar o cérebro em um novo tipo de controle remoto.

Imagine acessar seu iPhone ou navegar pelas telas de realidade aumentada apenas com o poder da mente. Isso tudo, sem tocar na tela, pressionar botões ou fazer gestos. Por mais que pareça algo futurista – ou um episódio de Black Mirror –, essa realidade está cada vez mais próxima. Ainda mais se depender dos avanços da Apple, que tem criado em interfaces cérebro-computador.

A gigante de tecnologia, em parceria com a empresa de neurotecnologia Synchron, tem desenvolvido uma solução inovadora que promete transformar a forma como interagimos com dispositivos digitais, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida.

Segundo o The Wall Street Journal, a Apple já testa a integração de sinais neurais com seus sistemas operacionais. A tecnologia usa implantes cerebrais capazes de capturar impulsos elétricos do cérebro e traduzi-los em comandos digitais. Além de representar um salto na inovação tecnológica, a iniciativa da companhia tem como principal objetivo ampliar a acessibilidade de seus produtos para pacientes com doenças como a esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou com lesões graves na medula espinhal.

Interação mental com a Apple

O dispositivo em testes é o Stentrode, desenvolvido pela Synchron. Ele é implantado em uma veia próxima ao córtex motor do cérebro e conta com eletrodos que captam sinais neurais. Esses sinais são, então, enviados a dispositivos da Apple, que os interpretam como seleções de ícones na tela, por meio de recursos já disponíveis no sistema operacional, como o “controle por interruptor”.

Um dos usuários pioneiros dessa tecnologia é o norte-americano Mark Jackson, diagnosticado com ELA. Desde 2019, ele vive com o implante da Synchron e, mais recentemente, conseguiu conectar seu cérebro ao headset Vision Pro, da Apple. Mesmo com limitações de velocidade e precisão em comparação com interfaces tradicionais, Mark Jackson conseguiu controlar o dispositivo e até experimentar uma viagem virtual aos Alpes Suíços.

Essa nova forma de navegação ainda está em seus estágios iniciais. A interação com os dispositivos é mais lenta e não substitui completamente o toque ou o uso de um mouse. Porém, representa um marco para a inclusão digital. Estima-se que cerca de 150 mil pessoas nos Estados Unidos poderiam se beneficiar dessas interfaces neurais nos próximos anos.

Paralelamente, a Neuralink, empresa de Elon Musk, também passou a desenvolver implantes cerebrais com a mesma proposta, mas com abordagens técnicas diferentes. Enquanto o Stentrode é implantado em uma veia cerebral, o dispositivo da Neuralink é inserido diretamente no cérebro e possui até mil eletrodos (contra 16 do concorrente). Ou seja, o dispositivo da empresa de Musk permite a captura de uma quantidade significativamente maior de dados neurais. Essa diferença promete maior velocidade e precisão na execução dos comandos.

Mesmo com o avanço acelerado, especialistas estimam que o lançamento comercial dessas tecnologias ainda pode levar alguns anos. A previsão é que as primeiras soluções cheguem ao mercado por volta de 2030.

Além dos projetos com implantes neurais, a Apple também anunciou recentemente uma nova leva de recursos de acessibilidade para seus dispositivos. Entre eles, um anotador em braile e zoom ampliado no Vision Pro, especialmente pensado para usuários cegos ou com deficiência visual. O sistema de câmeras do headset será capaz de ampliar objetos em tempo real, oferecendo uma experiência mais inclusiva em realidade aumentada.

*Foto: Bluestork / Shutterstock.com

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]