Pesquisar
Close this search box.
/
/
As apostas do maior festival de criatividade para 2019

As apostas do maior festival de criatividade para 2019

Michael Conrad, presidente da Berlin School of Creative Leadership, é o novo colunista da Consumidor Moderno e compartilha reflexões sobre o Cannes Lions 2019

Recentemente, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions anunciou qual será o foco para a edição de 2019. O evento, que é uma das mais vibrantes arenas criativas globais, abordará temas como o valor da criatividade e storytelling, ética, confiança e diversidade. Nos mais diferentes palcos e nos momentos de networking, é possível conhecer as mentes por trás das grandes ideias: o pano de fundo ideal para se inspirar e aplicar insights nas estratégias de negócio e marcas.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Quando criamos o programa Cannes Creative Leaders em 2010, o grande sonho era transformar esse ambiente único em uma experiência de aprendizado expandida, unindo estratégia e liderança criativa à programação do festival. Esse objetivo foi alcançado e o programa evolui a cada ano. É muito positivo acompanhar, também, as transformações do Cannes Lions que, há mais de seis décadas, é o ponto de encontro de gerações de experts da Comunicação e do Marketing.      

Compartilho, a seguir, algumas das minhas reflexões sobre os temas selecionados:

O valor da criatividade

Com os avanços tecnológicos, especialmente em “Big Data”, fala-se muito sobre “Grandes Ideias”, que impulsionam negócios e transformam indústrias, e é natural que o valor de uma ideia criativa tenha se tornado algo nebuloso e de difícil mensuração. Para mim, a tecnologia apenas torna as ideias mais “testáveis”. Não tenho dúvidas de que o diálogo com consumidores é irreversível e positivo, assim como o poder do feedback e do olhar atento para entender quais são as paixões dos consumidores que os conectam com as marcas.

Produtos e canais evoluirão e se multiplicarão, mas ideias grandes e robustas serão sempre essenciais na construção de marcas. Ideias podem florescer a partir de dados, ou os dados produzidos podem sustentar ideias que surgem de nossa experiência profissional e intuição. Em vez de sufocar a criatividade, eu acredito que a tecnologia a amplia e gera inovação. Esse é o único modo de continuar evoluindo.

Praticando a diversidade

A promoção da inclusão e da diversidade é mais um grande tema do festival, que reconhece a necessidade de mais iniciativas neste campo. O melhor caminho para a liderança criativa é criar equipes com a maior diversidade possível; isso inclui tanto as pessoas que lhe influenciam quanto as que você empodera. Uma equipe com diversidade terá ideias e soluções que irão dialogar com uma parcela maior da sociedade.

Conectando os pontos em Cannes

Vejo a programação do Cannes Lions 2019 como o reflexo de uma geração de criativos e marcas que desejam criar conexões genuínas com suas audiências, que ouvem suas demandas em vez de ditá-las e que geram experiências que melhoram o mundo onde vivemos. Estou ansioso para acompanhar tantos insights sendo colocados em prática. Até lá!

*Michael Conrad é presidente da Berlin School of Creative Leadership 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]