Você sabia que os usuários de smartphone gastaram aproximadamente US$ 60 bilhões em aplicativos durante 2017? Para entender esse mercado gigantesco, a empresa de pesquisas Sensor Tower analisa anualmente a App Store (Apple) e a Play Store (Google) para entender quais os grandes destaques das plataformas em termos de downloads e receita.
A pesquisa é dividida entre apps “non-game” e games – tamanha é a representatividade da lucratividade do mercado gamer mobile.
Em termos de receita, a Netflix é a grande vencedora do ranking geral dos aplicativos convencionais, retirando o posto antes ocupado pelo Spotify, em 2016. A empresa de streaming faturou em torno de US$ 510 milhões, segundo estimativas da Sensor Tower. Isso representa um crescimento de receita de 138% frente o ano passado, quando lucrou US$ 215 milhões.
O Top 5 é formado por Netflix, Tinder, LINE, Pandora (app de rádio) e Tencent Video (streaming de vídeo chinês).
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Na comparação entre as lojas de apps, no entanto, existem algumas diferenças. A Netflix, por exemplo, aparece em sexto lugar na Play Store, abaixo do HBO NOW e o primeiro lugar fica para o Tinder. A consultoria destaca o crescimento do Tencent Video na App Store – movimento que não ocorreu na loja do Google provavelmente pelo fato de sua plataforma não estar presente na China.
Na categoria de games, os mais lucrativos foram Monster Strike, Honor of Kings e Fate/Grand Order, Clash Royale e Candy Crush Saga.
Os mais baixados
O Facebook praticamente domina os rankings de apps non-games mais baixados. Com exceção da App Store, que mostra o YouTube como terceiro colocado, WhatsApp, Messenger, Facebook e Instagram são os destaques do ranking geral e da Play Store.
Entre os jogos, o clássico Subway Surfers ainda tem destaque, seguido do My Talking Tom.