Engie, aplicativo recém-lançado no Brasil, surgiu a partir de uma startup israelense criada em 2014 por Alon Hendelman, Gal Aharon e Uri Levine — co-fundador do Waze. A promessa é ajudar os motoristas a decidirem quando e quanto investir em reparos, gerando economia de até 30% na manutenção do veículo e em gastos diários.
O aplicativo, disponível para Android e iOS, funciona através de uma conexão bluetooth com o dispositivo Engie OBDII, que precisa ser adquirido previamente. O dispositivo está em pré-venda pelo site oficial, pelo preço de R$59,00, para Android, e R$79,00 para IOS, sem frete.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Brasil e México são os primeiros países da América Latina a receber o aplicativo. “São mercados muito importantes devido à quantidade de carros e motoristas e à grande quantidade de reparos feitos por ano. Com o aplicativo, esperamos ajudar esses usuários a economizar e, a longo prazo, revolucionar o mercado de reparos automotivos”, diz o CEO da Engie, Ariel Sacerdoti. Segundo a companhia, os brasileiros realizam mais de 80 milhões de consertos por ano e a idade média da frota de veículos é de nove anos.
Após instalado, o sistema pode identificar mais de dez mil problemas mecânicos diretamente do computador de bordo do veículo, e fornecer um diagnóstico sobre a condição do motor, o consumo de combustível, e a parte elétrica. “Queremos acabar com a experiência estressante de ir ao mecânico sem saber exatamente qual é o problema no carro”, diz Gal Aharon, Diretor de Marketing do Engie.
Além disso, o aplicativo terá também um catálogo de mecânicos recomendados, que poderão ser avaliados, o que permitirá que os motoristas possam comparar os preços e a qualidade do serviço.
A ferramenta hoje atende a quase 200 mil usuários e está disponível em seis países; Israel, Reino Unido, EUA, Espanha, Brasil e México. Um de seus mais recentes investidores é a Mindset Ventures – empresa fundada pelos brasileiros Daniel Ibri e Camila Folkmann.