Pesquisar
Close this search box.
/
/
Aplicativo ajuda quem quer viver sem carro

Aplicativo ajuda quem quer viver sem carro

Ferramenta ajuda a traçar rotas para quem quer viver sem carro, incluindo informações em tempo real dos transportes públicos ou caminhos para quem vai a pé

Viver sem carro é uma opção bem comum na vida dos Millennials. O que eles querem é chegar, não importa como. E, para isso, contam cada vez mais com a tecnologia. Já existe até mesmo uma espécie de Waze para pedestres, o aplicativo SEM CARRO / Noucar.

Trata-se de uma atualização do app lançado em outubro do ano passado, originalmente para a cidade de São Paulo (SP SEM CARRO). Na nova versão, além de passar a atender também o Rio de Janeiro, teve suas funções ampliadas com novas parcerias e opções de uso.

A ferramenta utiliza um sistema de geolocalização, que identifica onde está o usuário e traça itinerários para o endereço final. Para tanto, inclui os meios de transporte escolhidos pelo usuário, informando valores e o tempo que este usuário gastaria com cada um. O aplicativo também tem uma área de conteúdo, com textos sobre mobilidade urbana e temas relacionados, além de dicas de segurança e de como facilitar o dia a dia sem carro.

Economia

No app, dá para escolher como ir. Para quem quer ir a pé, encontra a melhor rota. Para quem usa transporte público, dá para ir de ônibus, metrô/ trem ou nos dois combinados – o app traz informações em tempo real sobre a situação das linhas do Metrô ou da CPTM. O usuário que quiser economizar na passagem pode escolher um único modal de transporte, para gastar menos.

Bicicleta

O aplicativo também passa a compartilhar informações do Bike Sampa e Bike Rio, as “bicicletas do Itaú”. Assim, ao criar seu roteiro no app, os usuários podem visualizar as estações de bicicletas públicas mais próximas da origem ou do destino, além de saber quantas bikes estão disponíveis no momento da consulta, planejando onde pegar e onde deixar a bicicleta compartilhada.

Carro

Como a ideia é mobilidade, o carro não é excluído do app, que oferece acesso direto ao 99Taxis e ao Uber, para quem preferir.

Lazer e WiFi

Pelo app, também é possível encontrar lugares, como pontos comerciais (restaurantes, cinemas, bares e outros tipos de serviço) ou de lazer, em torno da posição do usuário, sendo possível fazer trajetos até eles. Essa facilidade pode inclusive indicar lugares de suporte em caso de problemas inesperados para o pedestre ou ciclista, por exemplo.

E, graças a uma parceria com o aplicativo Mandic Magic, dá para fazer tudo isso sem gastar o 3G, porque ele localiza a rede Wi-fi mais próxima e a senha de acesso. Assim, para consultar as indicações de roteiro no app SEM CARRO ou qualquer outro serviço na rede, o usuário pode usar o Wi-fi mais próximo, do qual o Mandic Magic vai indicar a senha.

O app SEM CARRO / NOUCAR* é uma iniciativa do jornalista Leão Serva, co-autor, com Alexandre Lafer Frankel, do guia “Como Viver em São Paulo Sem Carro”, que desde 2012 já lançou três edições anuais, com depoimentos de pessoas que abandonaram o carro para serem mais felizes, além de pesquisas e reportagens sobre a mobilidade alternativa na cidade. A comunidade no Facebook tem 118 mil seguidores que se anteciparam à tendência de redução das viagens com automóvel na cidade.  * Marcas registradas

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]