/
/
Você sabe o que é antropologia estratégica?

Você sabe o que é antropologia estratégica?

A especialista Hilaine Yaccoub explica por que o termo pode funcionar como uma ferramenta de proximidade. Confira

O que a antropologia nos coloca como pedra de toque e é certamente sua maior contribuição é a chamada relativização, ou seja, o processo de se colocar no lugar do “outro” para entender como funciona sua dinâmica de pensamento, ação, construção social, cultural, valores morais, entre outros. Ou seja, seu modo de viver e agir.

Assim, o pesquisador percebe o “outro” para além de julgamentos morais e éticos e tenta entrar no seu universo primeiramente com o intuito de entender atitudes e posteriormente traduzir os porquês ou razões que utilizam.

Nesse contexto, o uso de categorias próprias utilizadas pelos pesquisados é um dos pontos mais importantes nesse processo de tradução que o antropólogo se predispõe a fazer. Mas para além disso, a Antropologia é sobre dar voz e traduzir a partir de um olhar por dentro e de perto o que as pessoas querem, são e suas motivações.

Mais do que nunca em tempos onde estamos caminhando a passos largos para o emprego da inteligência artificial em inúmeros setores da vida, a Antropologia que eu faço, a Antropologia Estratégica funciona como uma ferramenta de proximidade.

O que há de mais humano ganha um outro valor. A criatividade pautada no conhecimento emocional e simbólico, a liberdade de quebrar protocolos e o poder de se reinventar é um complicador para os famosos algoritmos, dessa maneira há de criarmos meios mais adequados para compreensão, leitura e interpretação. Robôs e sistemas trabalham com os dados, mas fica a grande questão: como trabalhar esse material e transformá-lo em contínuo conhecimento?

Antropologia sendo usada de forma estratégica é um caminho.

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]