/
/
3 em cada 10 empresários enxergam ampliação dos negócios para 2018

3 em cada 10 empresários enxergam ampliação dos negócios para 2018

Expectativa está pautada principalmente na redução da crise; aquisição de crédito é vista como enorme risco pelos empresários, mesmo com a redução dos juros

Quase um terço dos empresários brasileiros, ou 28%, veem ampliação dos negócios em 2018, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O relatório aponta também que apenas 16% das empresas desejam lançar novos produtos ou serviços no mercado neste ano.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Em relação à percepção do empresariado sobre o cenário econômico para 2018, o clima é de otimismo gerado por um sentimento de que a pior fase da crise já passou. Isso explica o fato de que 56% dos empresários estão animados com a possibilidade de melhorar o desempenho de suas empresas.

Apenas 8% dizem estar desanimados com o que promete 2018, enquanto 27% não sabem ainda se o ano reserva resultados positivos ou negativos. Em relação à manutenção do emprego, somente 6% dos donos de empresas acreditam na necessidade de realizar novas demissões neste ano.

Leia também 
Percepção de piora na economia cai entre os empresários brasileiros

Cautela com o crédito

No que diz respeito a tomada de crédito e realização de investimentos, o cenário é de cautela. Apenas 16% dos empresários planejam adquirir equipamentos e só metade disso, 8%, pretendem recorrer ao crédito. A ideia, para 22% dos empresários, é pagar contas à vista e evitar o endividamento. Outros 20% planejam investir em propaganda.

Como fechou 2017?

Para 21% dos donos de empresa, houve melhora do desempenho dos negócios na comparação com 2016. A percepção revela melhora de 6% no indicador em relação ao ano anterior, quando apenas 15% haviam notado acréscimo nos negócios. Para outros 40%, a situação permaneceu estável.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]