Se no passado a Inteligência Artificial era sinônimo de robotização rígida e impessoal, agora entramos em uma nova era: a da IA física e emocional. Inclusive, o tema foi destaque e muito debatido no seminário IACX 2025 promovido pela Consumidor Moderno e pelo Grupo Padrão. Agora, ganhou mais um capítulo com o anúncio da Amazon. Diretamente de Dortmund, na Alemanha, a empresa apresentou o Vulcan, seu primeiro robô com capacidade sensorial.
Desenvolvido a partir de avanços em robótica, engenharia e Inteligência Artificial, o Vulcan é o primeiro robô da Amazon dotado de senso de tato. Ele consegue manipular objetos com delicadeza e precisão, ajustando sua força ao interagir com diferentes itens, uma habilidade considerável em ambientes de armazenagem.
Segundo a Amazon, o Vulcan consegue reorganizar itens em compartimentos ao detectar quando faz contato com algo e quanta força está aplicando, parando antes de causar danos. Esse controle é possível graças a uma ferramenta na extremidade do braço que lembra uma régua acoplada a uma chapinha de cabelo. A estrutura conta com sensores de feedback de força que informam o quanto ele está pressionando ou segurando determinado objeto.
Como funciona?
O funcionamento do Vulcan combina Inteligência Artificial e engenharia mecânica de forma refinada. A “régua” empurra itens já armazenados para abrir espaço, enquanto as “pás” da chapinha seguram o novo item, ajustando a força com base em seu tamanho e formato. Em seguida, correias transportadoras integradas posicionam o item dentro do compartimento.
Para a retirada de produtos, o robô utiliza um braço equipado com câmera e ventosa. A câmera identifica o item desejado e o melhor ponto para agarrá-lo, enquanto a ventosa realiza a extração. Durante o processo, o sistema monitora a operação em tempo real, garantindo precisão e evitando o chamado risco de “coextração”, quando mais de um item é retirado acidentalmente.
De acordo com a empresa, o robô tem capacidade de manipular cerca de 75% dos diferentes tipos de itens presentes nos centros de distribuição da Amazon, e em velocidades semelhantes às dos funcionários humanos.
Parceria entre robôs e humanos
Além de sua destreza, o Vulcan é inteligente o suficiente para reconhecer quando não consegue lidar com determinado item. Nesses casos, a Amazon explica que o robô aciona um funcionário humano, reforçando o modelo de colaboração entre tecnologia e pessoas.
Embora o Vulcan seja o primeiro robô da Amazon com senso de tato, ele faz parte de um ecossistema mais amplo. Ao longo dos últimos 12 anos, a empresa já implantou mais de 750 mil robôs em seus centros de distribuição, todos com o objetivo de apoiar os funcionários nas tarefas mais exigentes e repetitivas.
*Foto: Reprodução Amazon.