/
/
Conheça Vulcan, robô da Amazon com senso de tato

Conheça Vulcan, robô da Amazon com senso de tato

Com sensores sensíveis e inteligência artificial avançada, o novo robô identifica objetos, calcula a força ideal e colabora com humanos para otimizar a operação logística

Se no passado a Inteligência Artificial era sinônimo de robotização rígida e impessoal, agora entramos em uma nova era: a da IA física e emocional. Inclusive, o tema foi destaque e muito debatido no seminário IACX 2025 promovido pela Consumidor Moderno e pelo Grupo Padrão. Agora, ganhou mais um capítulo com o anúncio da Amazon. Diretamente de Dortmund, na Alemanha, a empresa apresentou o Vulcan, seu primeiro robô com capacidade sensorial.

Desenvolvido a partir de avanços em robótica, engenharia e Inteligência Artificial, o Vulcan é o primeiro robô da Amazon dotado de senso de tato. Ele consegue manipular objetos com delicadeza e precisão, ajustando sua força ao interagir com diferentes itens, uma habilidade considerável em ambientes de armazenagem.

Segundo a Amazon, o Vulcan consegue reorganizar itens em compartimentos ao detectar quando faz contato com algo e quanta força está aplicando, parando antes de causar danos. Esse controle é possível graças a uma ferramenta na extremidade do braço que lembra uma régua acoplada a uma chapinha de cabelo. A estrutura conta com sensores de feedback de força que informam o quanto ele está pressionando ou segurando determinado objeto.

Como funciona?

O funcionamento do Vulcan combina Inteligência Artificial e engenharia mecânica de forma refinada. A “régua” empurra itens já armazenados para abrir espaço, enquanto as “pás” da chapinha seguram o novo item, ajustando a força com base em seu tamanho e formato. Em seguida, correias transportadoras integradas posicionam o item dentro do compartimento.

Para a retirada de produtos, o robô utiliza um braço equipado com câmera e ventosa. A câmera identifica o item desejado e o melhor ponto para agarrá-lo, enquanto a ventosa realiza a extração. Durante o processo, o sistema monitora a operação em tempo real, garantindo precisão e evitando o chamado risco de “coextração”, quando mais de um item é retirado acidentalmente.

De acordo com a empresa, o robô tem capacidade de manipular cerca de 75% dos diferentes tipos de itens presentes nos centros de distribuição da Amazon, e em velocidades semelhantes às dos funcionários humanos.

Parceria entre robôs e humanos

Além de sua destreza, o Vulcan é inteligente o suficiente para reconhecer quando não consegue lidar com determinado item. Nesses casos, a Amazon explica que o robô aciona um funcionário humano, reforçando o modelo de colaboração entre tecnologia e pessoas.

Embora o Vulcan seja o primeiro robô da Amazon com senso de tato, ele faz parte de um ecossistema mais amplo. Ao longo dos últimos 12 anos, a empresa já implantou mais de 750 mil robôs em seus centros de distribuição, todos com o objetivo de apoiar os funcionários nas tarefas mais exigentes e repetitivas.

*Foto: Reprodução Amazon.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]