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Amazon enfrenta polêmica nos EUA por fretes abusivos em marketplace

Amazon enfrenta polêmica nos EUA por fretes abusivos em marketplace

Clientes reclamam de fretes caríssimos cobrados por alguns sellers na plataforma da Amazon, responsável por aprovar e fiscalizar as empresas terceiras

A operação massiva da Amazon em todo o mundo vem enchendo os olhos e virando o grande exemplo de gestão no varejo. Mas como toda grande empresa, os problemas aparecem, sobretudo, quando o assunto envolve os sellers de um marketplace.

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A regra sobre as responsabilidades logísticas e de entrega são claras: os sellers arcam com esses quesitos. No entanto, a fiscalização é feita pelo marketplace, neste caso a Amazon, que vem enfrentando, nos Estados Unidos, reclamações de clientes que foram induzidos a pagar fretes caríssimos e injustificáveis pelas empresas terceiras.  A confiança na Amazon se abala com esses clientes, pois a idoneidade do terceiro deveria, alegam os consumidores, ter sido verificada previamente na formulação do contrato de uso dos serviços do marketplace.

Os casos

Duas delas, citadas pelo portal norte-americano Business Insider, usaram recentemente a plataforma da Amazon. Uma das clientes, Lorie Galloway comprou um conjunto de 100 pratos descartáveis por US$ 24 e, sem perceber, o frete cobrado pela empresa terceira era de US$ 1080 (cerca de R$ 4000 na cotação atual).

“Isso é loucura, são apenas pratos descartáveis”, disse Galloway  ao canal NewsChannel 5, de Nashville. Em caso muito semelhante, Barbara Carroll, de Atlanta, foi cobrada pela quantia inimaginável US $ 7.455 por comprar uma leva de papéis higiênicos a US$ 88 no atacado da Amazon. Ela afirma à WBS-TV que chegou até a pensar que o valor não era um problema porque a Amazon iria resolver e que provavelmente era um erro.

Para se proteger e evitar esse tipo de prática, proibida nos termos do contrato do marketplace, a Amazon diz para o cliente sempre verificar na última tela do processo de compra via site ou aplicativo se há algum abuso no frete.

Resposta

A Amazon reembolsou as despesas das duas clientes e emitiu comunicado à imprensa:

“A Amazon está sempre inovando para melhorar e proteger a experiência do cliente. Temos políticas de venda com as quais todos os vendedores concordam antes de vender na Amazon e tomamos medidas contra aqueles que as violam e prejudicam a experiência do cliente. As violações de política podem resultar no cancelamento de listagens, na remoção de privilégios de venda, na retenção de fundos e na ação legal, dependendo de sua gravidade. Se os clientes tiverem dúvidas sobre a compra, nós os incentivamos a entrar em contato diretamente e nós investigaremos e tomaremos as medidas adequadas”.

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