Depois de inaugurar a loja Amazon 4-Star em Nova York no fim do ano passado, a Amazon cancelou o outro plano que tinha para o estado. Em uma nota em seu blog, a varejista aponta que, após “muita reflexão e deliberação”, não vai mais avançar com a abertura de uma nova sede no bairro do Queens, na cidade de Nova York.
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A empresa de Jeff Bezos afirma que, apesar de 70% da população local ser favorável à nova sede, o plano não foi bem aceito por políticos. Segundo o comunicado da empresa, os administradores locais “deixaram claro que se opõem à nossa presença e não trabalharão conosco para construir o tipo de relacionamento que é necessário para seguir adiante”. A empresa não explica, porém, quais fatores têm complicado a ampliação das atividades da varejista no estado.
Bezos tem tido uma relação um tanto esquizofrênica com o poder nos Estados Unidos. Recentemente, o executivo esteve na presença do presidente Donald Trump para debater questões relacionadas à proteção de dados com as novas tecnologias de reconhecimento facial. No ano passado, porém, Bezos entrou em rota de colisão com Trump por questões relacionadas ao frete. Segundo o presidente americano, a Amazon estava tirando vantagem inapropriada do sistema de correios nos Estados Unidos.
Apesar de acusar discordâncias com o poder no estado de Nova York, Bezos não deixou de inaugurar a primeira loja de experiência semelhante ao on-line em sua capital, a Amazon 4-Star e, segundo matéria da Chain Store Age, vai continuar aumentando sua base de mais de 5 mil funcionários nos bairros do Brooklyn, em Manhattan e em Staten Island.
Outras regiões
O investimento da Amazon seria feito na cidade de Long Island e o montante chegaria a 2,5 bilhões de dólares, segundo a empresa. O mesmo está sendo investido em Crystal City, no estado da Virgínia, que tem dimensões semelhantes a Long Island. A Amazon também disse que continuará com o novo “Centro de Excelência” em Nashville , e continuará a contratar e aumentar seus 17 escritórios corporativos e centros de tecnologia nos EUA e no Canadá.
Mercado publicitário
Para o analista da eMarketer, Andrew Lipsman, a ambição da Amazon em relação ao mercado publicitário pede que a empresa se faça fisicamente presente no meio dos grandes players de outras indústrias, e Nova York seria o local certo. “O contínuo surgimento da Amazon como uma potência de mídia e publicidade tornará cada vez mais crítico ter uma forte presença física no meio dessas indústrias”, disse ele.