A Amazon reivindica a posição de maior varejista on-line nos Estados Unidos baseada em dados impressionantes de ocupação do mercado. Segundo pesquisa da One Click Retail, publicada pelo portal Chain Store Age, a empresa foi, em 2017, a responsável por 44% das vendas registradas em todo o país no e-commerce abrangendo todas as categorias de produtos.
O domínio da Amazon no e-commerce faz crescer a participação dela no total de vendas em todo o varejo americano. A empresa é dona de 4% de todo o mercado local, o que significa, aproximadamente, um total de 200 bilhões de dólares em vendas, segundo o estudo “Amazon Year in Review: The 5 Biggest Trends of 2017”.
O consumo de aparelhos eletrônicos foi o responsável pela maior parte do desempenho da Amazon em 2017, movimentando 8 bilhões de dólares. As divisões de casa e cozinha e editoras foram responsáveis por 5 bilhões de dólares cada uma. O segmento de esportes e acessórios movimentou 4 bilhões de dólares em vendas.
Campeões em crescimento
Em relação ao crescimento nas vendas, a liderança é dos produtos de beleza de luxo, com avanço de 47% nas vendas em relação ao ano anterior nas plataformas da Amazon, chegando a 400 milhões de dólares. Em seguida, o mercado de produtos para casa, com crescimento de 38% e vendas de 500 milhões de dólares no ano. Supermercados e móveis apresentaram crescimento de 33% e chegaram a 1,5 bilhão em vendas respectivamente.
O Google do varejo
Assim pode ser conhecida também a maior rede de varejo eletrônico do mundo. As pesquisas indicam que 50% das procuras por produtos nos Estados Unidos começam nas plataformas da Amazon, com uma enorme capacidade de converter cliques em vendas. Ao longo de 2016, a varejista eletrônica investiu na inteligência do seu sistema, ampliando a gama de palavras-chave, interligando a ferramenta de busca ao banco de dados e este às estratégias de e-mail marketing e cupons de oferta.