O Carrefour se prepara para dizer ‘alvida‘ (adeus, em hindi) à Índia, mercado de mais de 1 bilhão de consumidores. Em nota oficial, anunciou sua intenção de fechar as cinco lojas de cash & carry (atacarejo ou atacado de auto serviço) que possui no país, onde opera desde 2010. O fechamento, provocado pelo fraco desempenho em vendas, está programado para setembro.
Até lá, a empresa continuará funcionando normalmente, na busca de ?garantir uma transição suave? para o empreendimento. A Reuters publicou que, desde que iniciou no país, o Carrefour teria investido US$ 50,1 milhões no mercado indiano. Informações não confirmadas dão conta de que as negociações para a venda estariam avançadas.
Nos últimos anos, o segundo maior varejista do mundo já desistiu de atuar em outros países, como Cingapura, Malásia, Grécia e Colômbia. Hoje a marca tem dez mil lojas operando em 34 países, perdendo em número de unidades apenas para o Walmart.
O Governo da Índia sempre temeu que a invasão de marcas estrangeiras prejudicasse o faturamento das pequenas empresas locais. Só em 2012, passou a permitir que varejistas de fora do país fossem donos de mais de 50% dos empreendimentos. Mesmo assim, obriga os grupos internacionais a comprarem pelo menos 30% dos seus produtos de pequenas indústrias domésticas, exige que metade do montante investido seja direcionada à infraestrutura e restringe que as lojas sejam alocadas apenas em cidades com mais de um milhão de habitantes. Tais requisitos podem ter complicado as operações do Carrefour no país.
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