/
/
Alpargatas cresce 8,3% no ano

Alpargatas cresce 8,3% no ano

Empresa, dona de marcas como Havaianas, Osklen e Topper, fecha 2014 com faturamento de R$ 3,7 bi

O Grupo Alpargatas, controlador da marca Havaianas de sandálias, disse que em 2014 sua receita líquida chegou a R$ 3,7 bilhões, um crescimento de 8,3% em relação ao exercício anterior. No Brasil o crescimento foi de 6,1%, enquanto as operações internacionais tiveram desempenho bem superior: +45,8% na Argentina, +22,2% na Europa e +17,3% nos Estados Unidos (em todos os casos, expansão nas moedas locais). Excluindo as variações cambiais, a alta no faturamento foi de 13,7%.

O câmbio também prejudicou os resultados do grupo. Os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) somaram R$ 470,5 milhões (contra R$ 494,4 milhões em 2013), mas excluindo as variações cambiais o resultado foi de R$ 589,3 milhões, ou 15,9% da receita líquida consolidada. No Brasil, o Ebitda recuou 25,5% no ano, enquanto as operações internacionais apresentaram melhora nos números.

A empresa disse que o Ebitda caiu em 2014 devido à redução do lucro líquido, de R$ 25 milhões investidos em marketing para a Copa do Mundo e do lançamento da linha de vestuário Havaianas (que, porém, teve uma aceitação acima do esperado pela companhia). O efeito negativo da variação cambial sobre os produtos importados e o custo da borracha (matéria-prima fundamental das sandálias Havaianas) também impactaram os resultados.

Com isso, no ano, o lucro líquido consolidado alcançou R$ 280,2 milhões, com queda de 9,6% na comparação com 2013, apesar de um crescimento de 16,8% nos resultados no quarto trimestre (para R$ 84,9 milhões).

Para 2015, a empresa terá como foco ampliar suas vendas, fortalecer o controle das despesas, aumentar a produtividade e priorizar a geração de caixa. Ainda assim, a Alpargatas pretende continuar a expandir suas redes de lojas, especialmente Havaianas. No caso da Osklen, adquirida no ano passado, o foco em 2015 será a captura de sinergias nas atividades de back office, operacionais e comerciais, além da preparação para a expansão internacional, que deverá se intensificar a partir de 2016.

Leia mais:
Havaianas abre loja em NY

Design & Experiência – Porque inovar é…

Marca de calçados busca presença no Golfo

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]