O avanço da COVID-19, no mundo todo, está fazendo com que as empresas encontrem alternativas de trabalho para seus colaboradores. A maior parte dos setores e segmentos de mercado precisaram fechar escritórios mas, por outro lado, algumas companhias foram indicadas como prestadoras de serviços essenciais e, por isso, não podem parar. Um exemplo disso é o setor de atendimento ao cliente.
Em resposta a esse cenário, a Algar Tech decidiu manter 50% de seus colaboradores de atendimento em casa a partir do dia 23 de março. A decisão foi tomada de forma preventiva: mesmo antes de as instalações para home office serem finalizadas, os colaboradores foram dispensados. Ao mesmo tempo, a Algar Tech está adaptando os lares dos colaboradores para funcionarem como estações de trabalho.
Foco no colaborador
A prioridade, naturalmente, foi a liberação de grupos de risco, como idosos e pessoas com complicações pré-existentes de saúde. Porém, mais pessoas passarão a aguardar em seus lares enquanto a infraestrutura necessária para trabalho remoto é instalada. Alguns grupos que não se enquadram na classificação de grupo de risco, como mulheres grávidas, também seguirão mesma orientação.
Paralelamente, nas instalações da empresa, a Algar Tech desenvolveu medidas preventivas como o espaçamento entre as posições de trabalho e o revezamento com folgas remuneradas. Treinamentos presenciais e processos seletivos também foram suspensos.