Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
Embratel acelera digital no agronegócio

Embratel acelera digital no agronegócio

Smart Farm apoia agronegócio com serviços de imagens via satélite, telemetria, estações meteorológicas, amostragem de solo e processamento de dados

No Brasil, o agronegócio é um dos setores econômicos mais importantes do país. Responsável por grande parte da nossa economia – baseada na exportação de commodities -, o setor vive há alguns anos avanços expressivos no âmbito tecnológico que impulsionam ainda mais esse desempenho.

Visando fomentar a inovação e tecnologia para esse setor, a Embratel anunciou recentemente o lançamento da plataforma Smart Farm. Segundo a Embratel, este conjunto de soluções visa alavancar a adoção de conectividade e de ferramentas digitais no agronegócio.

A nova solução une tecnologias e conectividade de ponta e foi desenvolvida em conjunto com a Farmers Edge, especializada em soluções agrícolas digitais, que busca criar um ecossistema inovador, mais sustentável e conectado, para apoiar na tomada de decisões estratégicas no campo.

A plataforma inclui serviços de imagens via satélite de alta resolução, estações meteorológicas, telemetria, amostragem de solo, processamento de dados com Inteligência Artificial e Machine Learning, aplicativo de gestão de dados, além de suporte e treinamentos personalizados aos agricultores.

Para Adriano Rosa, Diretor-Executivo da Embratel, a novidade auxilia na tomada de decisões sobre as diversas etapas do negócio, desde o plantio até a colheita. A proposta é ajudar no desenvolvimento tecnológico do agronegócio, fornecendo soluções modernas para garantir maior qualidade, produtividade e segurança nas fazendas. “Estamos muito felizes em oferecer soluções inovadoras a este segmento tão importante para o Brasil”, frisa o executivo da Embratel.

Conectividade de alta qualidade da Claro

Para apoiar a implantação, curadoria e sustentação da digitalização das fazendas, a Embratel oferece seus especialistas em tecnologia, capazes, inclusive, de integrar outras soluções de TI e Telecom de acordo com as necessidades dos clientes do campo.

Eduardo Polidoro, Diretor de IoT da Claro, comenta sobre a parceria nessa plataforma, destacando que a conectividade de alta qualidade da Claro já está embarcada nas soluções para garantir o acesso contínuo aos dados de monitoramento e gerenciamento do agronegócio: “Nossa experiência no setor pode ajudar no aumento da produtividade no campo e no melhor aproveitamento das áreas “.

Plataforma Smart Farm é disponibilizada com quatro módulos

Smart Imagery:

Fornece imagens via satélite de alta frequência e alta resolução, além de mapas exclusivos das fazendas. Por meio da gestão desses dados, é feita a detecção automática de possíveis pragas, doenças, deficiências nutricionais, injurias climáticas, falhas de aplicação, mau funcionamento de equipamentos e problemas de drenagem. Ao reconhecer alguma mudança, a solução notifica automaticamente o agricultor para que sejam realizadas as correções necessárias.

Smart Insite:

Realiza o monitoramento de culturas e agricultura digital, com foco especial em clima.  A solução permite e aprimora as decisões agronômicas por meio da captura de dados no campo, e permite fazer análises e modelagens preditivas. É composta por uma estação meteorológica que coleta informações de condições climáticas, como umidade, temperatura, precipitação em tempo real; e oferece imagens via satélite de alta frequência e alta resolução. Dessa forma, é possível ter o conhecimento do microclima da propriedade, programando melhor operações de acordo com as condições meteorológicas.

Smart:

A solução une as tecnologias e funcionalidades das ofertas Smart Imagery e Smar Insite, adicionando o uso de telemetria para monitorar equipamentos, como colheitadeiras, em tempo real. A telemetria permite rastreamento do maquinário, disponibilizando também o histórico de trajetos e outros indicadores. Assim, as operações são monitoradas, possibilitando ajustes imediatos em caso de uso incorreto dos equipamentos, como velocidade inadequada no tráfego. Ainda, permite a identificação de possíveis falhas operacionais e a economia do uso de combustíveis.

Smart VR:

Traz as funcionalidades e tecnologias da oferta Smart, além de uma consultoria agronômica que realiza a amostragem e análise de solo, possibilitando a otimização e a correta aplicação de insumos, fertilizantes e corretivos, com mapas de plantio. A solução apoia na promoção da economia de recursos e na adoção de melhores práticas sustentáveis.

Maior gerenciamento da produtividade no campo

Todas essas soluções contam com um aplicativo de gerenciamento que apresenta em tempo real todos os indicadores coletados pelas ferramentas, beneficiando a programação de operações e a realização de procedimentos preditivos para melhorar o processo de colheita.

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Embratel em nossa missão de modernizar a agricultura brasileira. Esta aliança estratégica ajudará os agricultores a tomarem decisões com mais informação em mãos, aumentar a produtividade e impulsionar a eficiência em suas operações”, comenta Celso Macedo, Vice-Presidente da América Latina da Farmers Edge.

Vibhore Arora, CEO da Farmers Edge, completa: “Nossa parceria com a Embratel reflete nosso compromisso em fornecer as melhores soluções que atendam aos desafios únicos enfrentados pelos agricultores nas áreas rurais do Brasil e melhorar a adoção digital. Juntos, estamos trabalhando para um futuro mais sustentável e digitalmente conectado para a agricultura no Brasil”.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]