/
/
Açúcar em excesso faz mal para os rins, cérebro e coração

Açúcar em excesso faz mal para os rins, cérebro e coração

Como controlar o açúcar que você não enxerga? No Brasil, 61% das pessoas consomem açúcar em excesso

Você sabia que até alimentos considerados ?salgados? têm açúcar? Por exemplo, o catchup. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma colher de sopa o catchup equivale a uma colher de chá de açúcar!

Segundo a OMS, adultos e crianças devem reduzir a ingestão de açúcar livre para que corresponda a menos do que 10% das calorias ingeridas diariamente – seis colheres de chá por dia. No Brasil, 61% das pessoas consomem açúcar em excesso.

A preocupação da organização é com o açúcar oculto que vem nos alimentos industrializados. No Brasil a indústria já negoci a redução da quantidade de açúcar nos produtos prontos, que pode ser representado por vários nomes no rótulo: maltodextrina, açúcar invertido, xarope de milho, frutose, lactose.

Suco natural, adoçado ou néctar?
Algumas pessoas estão tomando o néctar do suco e acham que é o suco natural. A grande diferença entre o natural e o néctar é que o natural tem 100% de fruta, sem adição de água, corante ou conservante. Já o suco adoçado não tem só a fruta: ela possui açúcar e, geralmente, um pouco de conservante e corante. Um copo de suco adoçado pode ter até uma colher de chá de açúcar.

O néctar é uma bebida feita com, no mínimo, 40% de suco da fruta. Em cada copo de néctar tem uma colher de sopa de açúcar. Para saber se é suco de verdade, você precisa olhar no rótulo.

Os efeitos do açúcar
Além da obesidade, o açúcar causa um efeito deletério nos vasos dos rins, cérebro e coração. Ele age diretamente no centro do prazer do nosso cérebro: além de dar energia rapidamente, ativa o hipotálamo, que regula o quanto comemos, e a região frontal do cérebro, ligada à busca de recompensas.

Alimentos com alto teor de açúcar são logo absorvidos, aumentando rapidamente a glicemia. Esses picos glicêmicos podem dar uma sensação de prazer, fazendo a gente querer repetir a dose. Entretanto, quanto mais acontecem esses picos, maiores as chances de obesidade, diabetes, infartos e até doenças como depressão e demência.

 

Fonte: G1.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]