Começaram nesta quarta-feira as ações educativas do Procon de São Paulo para a Semana do Consumidor. O primeiro dia teve como foco a mulher como consumidora, aproveitando o gancho do dia 8 de março. O objetivo é orientar as mulheres, que costumam ter grande responsabilidade nas relações de consumo das famílias, para que elas saibam se proteger de abusos.
Foram feitos atendimentos e distribuídos materiais em seis estações do metrô na capital paulista. Também foram divulgados vídeos nas redes sociais e no site do Procon-SP tratando de temas relacionados à discriminação feitas com as mulheres consumidoras. O órgão de defesa do consumidor ainda vai publicar uma série sobre educação financeira, destinada não só às mulheres, mas aos consumidores em geral.
A ideia é ajudar as pessoas a saírem ou até mesmo não entrarem em situações de endividamento. Especialistas também darão dicas para os consumidores superendividados saberem como renegociar as dívidas. Serão dadas ainda orientações que podem auxiliar no controle do orçamento familiar.
Agentes do Procon vão estar presencialmente nos dias 8, 9, 10 (quarta, quinta e sexta-feira) e 13, 14 e 15 (segunda, terça e quarta-feira), nas estações: Consolação, Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda, República e Santa Cruz (das 8h às 12h) e Pinheiros, das 10h às 14h. Os consumidores poderão tirar dúvidas sobre os direitos na hora de comprar um produto, assinar um contrato, cancelar um serviço ou negociar uma dívida; sobre a contratação de planos de saúde, serviço de telefonia, internet, entre outros temas envolvendo relações de consumo.
No dia 15, os especialistas estarão também na Avenida Paulista, em frente ao Parque Trianon, com o Procon Móvel, ônibus adaptado e equipado para atender o público consumidor presencialmente.
Semana do Consumidor
Para a Semana do Consumidor, o Procon-SP preparou um guia com orientações sobre educação financeira, alertas sobre práticas abusivas recorrentes nas contratações bancárias e financeiras, além de chamar a atenção para os golpes frequentes, relacionados ao uso de cartões de crédito.
No material, o consumidor encontrará, por exemplo, informações sobre o cuidado nas compras parceladas, definições sobre o que é venda casada, negativação de nome, cobrança de dívidas, dentre outras situações.
O Procon-SP também vai oferecer um mini guia com um passo a passo para ajudar o consumidor a fazer uma reclamação online no site da autarquia quando for preciso.
Amanhã, dia 9 de março, às 10h, vai acontecer a palestra “Orientação Financeira”, com dicas importantes sobre como fazer um orçamento, tipos de créditos, endividamento, regularização de cheques sem fundos, consumismo e aspectos emocionais do consumo.
Já no dia 14, ou seja, na próxima terça-feira, os consumidores poderão assistir a palestra “Direitos Básicos do Consumidor” que vai abordar informações sobre os direitos do consumidor nas relações cotidianas, destacando as práticas que envolvem oferta e publicidade, garantia e problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança e serviços de atendimento.
As palestras são todas gratuitas e acontecem sempre às 10h da manhã de forma remota na plataforma Microsoft Teams. As inscrições podem ser feitas no link.