Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a acessibilidade está transformando a vida de gamers do mundo inteiro

Como a acessibilidade está transformando a vida de gamers do mundo inteiro

Dispositivos acessíveis incluem pessoas com deficiência no mundo dos videogames, levando entretenimento, comunicação e autonomia para todos

Jogos de videogame são divertidos, mas, infelizmente, não foram projetados para todos os corpos.
Muitos PcDs (Pessoas com Deficiência) não conseguem utilizar os joysticks padrão, além de outros problemas que podem ser desencadeados com o uso dos botões tradicionais – sintomas de lúpus e dores crônicas, por exemplo, podem ser agravadas com alguns movimentos repetitivos.
Jogos digitais são tecnologias idealizadas para corpos padronizados. Desde os jogos de celular aos modernos Oculus Rift, seus dispositivos foram feitos para pessoas que tocam, enxergam, ouvem, percebem etc, da mesma forma.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 15% da população mundial possui algum tipo de deficiência. É uma enorme parcela da população que não é contemplada por esse meio de entretenimento.
Para resolver este – e outros tantos – problemas dos gamers PcDs, grandes empresas e empreendedores criativos têm buscado alternativas para trazer acessibilidade para todos os perfis.

Quando todo mundo joga, todos nós ganhamos

Em fevereiro deste ano, a Microsoft surpreendeu o mundo ao apresentar, durante o intervalo do Super Bowl, um novo controle de Xbox adaptado para PcDs. A propaganda mostrava a história de algumas crianças que amam games, mas que não conseguem utilizar os controles por conta de suas características físicas. Ao utilizar o Xbox Adaptive Controller conseguiram jogar da mesma forma que seus outros amigos que não acompanhavam as mesmas limitações.
A frase final da campanha representa bem a ideia por trás das tecnologias acessíveis: “Quando todo mundo joga, todos nós ganhamos.”

Posso jogar isso?

Can I Play That? não é exatamente um dispositivo acessível, mas um site especializado em análises e comentários de jogos através da perspectiva de jogadores com deficiência. Os guias presentes no site servem tanto para jogadores descobrirem novos jogos e dispositivos que sejam funcionais, como para desenvolvedores compreenderem melhor as necessidades e buscarem soluções acessíveis para o máximo de pessoas possíveis.
De acordo com Courtney Craven, uma das criadoras do site, a experiência de ser gamer e PcD pode ser muito frustrante, pois as opções disponíveis no mercado são muito limitadas e se esgotam muito rápido. Na maior parte do tempo, entusiastas dos jogos aproveitam algum grande lançamento acessível por algumas semanas, e assim que o jogo termina, a diversão se esvai.
Can I Play That?, então, dá voz aos jogadores com deficiência, para que esta comunidade seja fortalecida e ganhe visibilidade.
Há sessões separadas no site de acordo com diferentes tipos de deficiência: opções básicas de acessibilidade para jogadores com perda auditiva, acessibilidade para questões de mobilidade e acessibilidade para deficiências cognitivas.

acessibilidade
Foto Pixabay

Jogos de última geração para todos

A Blue Tip Gaming é uma fabricante de joysticks acessíveis de Ohio, nos Estados Unidos, que fornece uma enorme gama de dispositivos projetados para PcDs.
Os joysticks são semelhantes aos antigos fliperamas, com botões e direcionadores enormes, que não dependem da manipulação tradicional para serem ativados.
A empresa também desenvolve um interruptor digital de mordida, que pode ser “clicado” com a boca. Todos esses aparelhos são projetados para serem adaptados aos controles dos consoles modernos, para que os jogos de última geração sejam aproveitados por todos.

Acessibilidade para quadriplégicos

Falando em joysticks acionados por boca, a Quadstick é outra empresa estadunidense que desenvolve controles com foco em pessoas quadriplégicas. O seu aparelho acessível permite que usuários joguem jogos complexos em sistemas modernos, como Switch, Xbox One, PC, Android e PS4.
O aparelho é operado através da boca e da voz do jogador, e possui sensores que são ativados através de sopro, sucção e movimentação dos lábios.
O projeto ganhou vida através da plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, onde arrecadou mais de US$ 27 mil dos apoiadores.

Jogabilidade com um piscar de olhos

Uma tecnologia acessível que já está disponível no Brasil é o Tobii, um dispositivo de rastreamento ocular que permite que jogadores controlem interfaces digitais através do movimento dos olhos.
A tecnologia não foi desenvolvida exclusivamente para uso por pessoas com deficiência, mas tem trazido excelentes resultados na melhoria da comunicação, autonomia e entretenimento.
É indicado para pessoas com esclerose lateral amiotrófica, lesões e atrofias na medula espinhal, síndrome de Rett e paralisia cerebral.
Mais de 140 jogos já são compatíveis com o Tobii, como Assassin’s Creed, Farcry 5, Final Fantasy XV, Shadow of the Tomb Raider e F1 2019.


+ NOTÍCIAS

Aplicativos e jogos mais baixados pelos Millennials
Fortnite: entenda a obsessão da Geração Z

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]