Não é novidade que a acessibilidade digital precisa se tornar uma realidade nas plataformas de e-commerce. E isso, não só por uma questão de inclusão e respeito a todos os usuários, mas também como estratégica para atrair novos consumidores. O Mercado Livre intensificou as ações nesse sentido em 2022 e pretende continuar avançando este ano. O principal objetivo é permitir que todas as pessoas possam utilizar as plataformas da companhia sem obstáculos.
Os caminhos encontrados para reduzir os atritos com usuários com deficiência nos aplicativos e sites do ecossistema do Mercado Livre, foi a construção de uma equipe dedicada ao tema. Desse grupo, passaram a fazer parte de forma colaborativa pessoas com deficiência, muitas delas especialistas em áreas de tecnologia.
O Mercado Livre também firmou parcerias com instituições e consultores especialistas, como a Fundação Dorina Nowill, organização dedicada à inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, e o Instituto Diversitas, negócio social pautado em inteligência inclusiva e ciências da inclusão no Brasil.
Angela Faria, head de Diversidade e Inclusão do Mercado Livre para a América Latina, afirma que antes desse trabalho, as ações de acessibilidade digital da plataforma eram conduzidas pelas áreas de desenvolvimento de produtos. Com uma equipe dedicada e especializada, segundo ela, fica mais fácil para o Mercado Livre identificar oportunidades de avançar e inovar na área.
“Nossos parceiros são fundamentais, nos orientam e nos auxiliam na identificação de oportunidades de melhorias em nossas plataformas, que já contam com diversas tecnologias assistivas, como teclados e dispositivos, leitores de tela e intérpretes digitais. Este é um movimento que se soma ao trabalho desta equipe liderada por profissionais especialistas e que foi criada para sistematizar os processos, fortalecer e acelerar as ações que já aconteciam sobretudo para novos serviços”, explica Angela.
Pensando em proporcionar cada vez mais acessibilidade para as plataformas, o Mercado Livre oferece uma série de treinamentos e guias internos, para que todas as pessoas envolvidas no design dos aplicativos e sites tenham em vista essa mesma perspectiva. Além disso, são feitas pesquisas para identificar oportunidades de melhoria, permitindo ainda consolidar o suporte a ferramentas assistivas já existentes. Essas tecnologias são testadas constantemente, a exemplo de teclados e dispositivos para colaboradores que não usam mouse nem touch screen. Em todas essas etapas, especialistas e parceiros têm um papel fundamental.
Como resultado desses esforços, o Mercado Livre foi reconhecido pelo ‘Ranking Yaman de Acessibilidade 2022’, na categoria e-commerce. A premiação elegeu as 30 melhores empresas globais e brasileiras com design e desenvolvimento acessível.
“Assim como a inovação e a tecnologia, a acessibilidade precisa estar no coração do negócio. E, além de olhar para os nossos colaboradores, a acessibilidade digital nos permite impactar milhões de usuários, compradores e vendedores que interagem diariamente com os nossos produtos e serviços”, complementa Angela Faria, head de Diversidade e Inclusão do Mercado Livre para a América Latina.
O que já é oferecido ao consumidor com deficiência?
Uma das funcionalidades já aplicadas pelo Mercado Livre com foco na acessibilidade dos usuários são os leitores de tela, que são softwares que leem e explicam o que está na tela e permitem o uso de sistemas operacionais e aplicativos por meio de combinações de teclas alfanuméricas e comandos digitados. Dentre eles estão o “NVDA” e “Narrator para Windows”, o chamado “VoiceOver”, para computadores do modelo Mac, e “VoiceOver”, no uso de iPhone. Para sistemas Android, há ainda o “TalkBack”.
Além disso, o Mercado Livre adota intérpretes digitais, ou seja, ferramentas que leem e interpretam textos digitais para pessoas surdas, como a “VLibras”, que oferece opções de instalação grátis para navegadores, computadores, celulares e tablets. Essa tecnologia é um conjunto de ferramentas para copiar e interpretar textos do português para a Língua Brasileira de Sinais.
Nos últimos meses de 2022, a participação das equipes do Mercado Livre em fóruns e eventos, que tratam do tema de acessibilidade, intensificou a troca de experiências com outras empresas, organizações e pessoas interessadas nesta agenda.
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