/
/
Accor: hospitalidade à moda brasileira

Accor: hospitalidade à moda brasileira

Ninguém é melhor para falar sobre hospitalidade que uma das maiores redes de hotéis presentes no país,  por meio de Roland de Bonadona, COO da rede, que respondeu a algumas questões relacionadas a como a empresa se relaciona com os clientes

O povo brasileiro tem a fama de ser um dos mais hospitaleiros do mundo. E ninguém melhor para falar sobre hospitalidade que o representante de uma das maiores redes de hotéis presentes no país,  Roland de Bonadona, COO da Accor Américas, que respondeu a algumas questões relacionadas a como a empresa se relaciona com seus clientes e colaboradores.

CM: A defesa do consumidor no Brasil é referência, pois se tornou política de Estado com a criação do Plano Nacional de Defesa do Consumo e Cidadania (Plandec), além do empoderamento dos Procons e de outras legislações específicas. Dessa maneira, qual a receita de sua empresa para acompanhar essa mudança de comportamento do consumidor e do mercado?

Todos os hotéis Accor são planejados e projetados para o conforto, bem-estar e tranquilidade do cliente, oferecendo uma experiência que corresponda a todas as expectativas de seus hóspedes. Além disso, a constante capacitação de nossos funcionários representa um pilar fundamental na estrutura Accor. Trabalhamos para impactar o cliente com um serviço diferenciado e que conte com programas de satisfação e qualidade. Exemplo disso é o programa YOU, do Novotel, que estimula os hóspedes a expressarem seus pontos de vista com relação à operação e assegurar que eles deixem o hotel satisfeitos com os serviços e produtos oferecidos.
Pesquisas realizadas nos EUA mostram que quando os executivos avaliam os serviços que oferecem, 80% deles os considera excelentes. Por outro lado, apenas 8% dos clientes se dizem satisfeitos. Como lidar com essa assimetria de expectativas?

Podemos garantir que o Brasil tem os melhores índices de satisfação do mundo, graças à simpatia do brasileiro. O Brasil tem uma cultura excelente para a hospitalidade, e o que devemos trabalhar é a capacitação técnica desses profissionais. Temos um relacionamento muito próximo com nossos clientes, seja através das centrais de atendimento, seja nos próprios hotéis e até mesmo nas redes sociais, que hoje um grande canal para mensuração da satisfação de clientes

CM: Os grandes especialistas em branding defendem que a credibilidade da marca começa pelo seu embaixador número um: o CEO. O executivo tem a responsabilidade de se comunicar com o mercado de maneira transparente. Você concorda? De que maneira você molda a imagem de sua empresa?

Um estudo da Edelman divulgado esta semana, o Trust Barometer, comprova que, na verdade, os acadêmicos e experts são os que mais detém credibilidade como fonte de informação sobre as empresas. Além do cidadão comum, que passou a ter um papel importante através das mídias sociais desde 2009.  Obviamente eu me preocupo muito com a credibilidade da Accor, e para isso temos sistemas de gestão implantados e diálogos transparentes com nossos stakeholders.

CM: Quais as principais causas de sua empresa? Quais as iniciativas para atrair e engajar os consumidores?

A Accor possui uma política global de desenvolvimento sustentável, o Planet 21, que estabelece 21 metas a serem cumpridas em prol do benefício da sociedade e do meio ambiente. Hoje e cada vez mais os consumidores conscientes vão optar por produtos e serviços que tenham essas diretrizes em suas estratégias. Na Accor, por exemplo, combatemos declaradamente a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo; motivamos os clientes a reutilizar toalhas e colaborar para nosso reflorestamento na Serra da Canastra,MG, através do Plant for the Planet; e colaboramos com a capacitação de jovens oriundos de situações desprivilegiadas na conquista de emprego e oportunidade de desenvolvimento social.  Utilizamos fortemente as plataformas digitais para engajar os consumidores de nossas marcas, que vão de hotéis supereconômicos aos de luxo, em cada um dos 92 países em que atuamos, oferecendo a estes condições especiais através do nosso programa de relacionamento e benefícios Le Club Accorhotels, que conta com mais de 1,7 milhão de associados na América Latina.

Quero ressaltar que duas coisas têm de andar juntas na hotelaria: instalações físicas e serviços. E quando falamos de serviços, falamos de pessoas com a boa vontade de servir. Hoje temos 160 mil funcionários, dentre estes 8 mil apenas no Brasil, e tenho a convicção de que o prazer em servir de cada colaborador é a garantia do índice de satisfação de cada hóspede.  Prova disso é que a Accor é considerada pelos seus colaboradores Great Place to Work por 16 vezes, o que muito nos orgulha.

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]