Pesquisar
Close this search box.
/
/
A tecnologia que ajuda o varejo

A tecnologia que ajuda o varejo

Painel no BR Week discute como tornar TI estratégica para o desenvolvimento dos negócios

A área de tecnologia ainda é pouco compreendida pelo varejo, sendo vista muitas vezes mais como custos do que como fonte geradora de resultados. Em parte isso ocorre porque durante muito tempo esse departamento nas empresas não teve visão pragmática do negócio e não atendia às necessidades da gestão. Esse cenário, porém, está mudando.

?Lentidão não combina com varejo e isso tem feito com que todas as áreas de negócios se tornem mais velozes?, afirma Silvio Laban, coordenador do MBA do Insper e mediador do painel ?A tecnologia a serviço da eficiência de sua loja?, no segundo dia de congressos do Brazilian Retail Week, em São Paulo. O painel reuniu executivos de TI de empresas líderes do varejo nacional para discutir como incorporar tecnologia aos negócios.

Para Julio Baião, diretor de TI da Via Varejo, hoje a tecnologia precisa ser parte do negócio. ?As soluções para aumento de eficiência no varejo estão em TI, que precisa se ver como parte essencial do negócio. As soluções inovadoras dependem de tecnologia e hoje TI é essencial para o varejo?, comenta. ?É preciso ser simples, descomplicado, trabalhando com projetos menores e de implementação mais rápida, justamente para eliminar aquela visão tradicional de que a TI é cara, lenta e afastada das decisões de negócios?, analisa Laércio Ribeiro Aro, diretor de TI da Lojas Avenida.

Ao trazer tecnologia para a loja, os resultados aparecem. Mas é importante não olhar tecnologia de forma isolada, e sim em conjunto com pessoas e processos. ?Ao trabalhar dessa forma é possível encontrar muitas oportunidades?, afirma Aro. Ele exemplifica mostrando que desde dezembro houve um aumento da produtividade dos caixas de suas lojas apenas pelo fato de que agora cada PDV recebe a informação de como a produtividade de sua loja está no ranking geral da empresa. ?Tecnologia é muito importante, mas ela precisa estar ligada a ações de que motivem mudanças de comportamento na ponta?, diz Aro.

Na rede de moda C&A, tecnologia é fundamental. ?Toda a parte de planejamento e pricing depende de estatísticas e análise de dados. Melhoras pequenas trazem grande impacto: se o vendedor coloca uma etiqueta de preço errada acaba afetando toda a margem da empresa e gerando retrabalhos que tornam o PDV menos eficiente?, comenta Hélio Matusmoto, CIO da varejista. Nesse sentido, a revisão de processos permite obter ganhos pontuais que se revertem em processos mais fluidos e melhor desempenho de toda a operação.

Nesse momento de fazer mais com menos, um desafio de TI é fazer com que o varejo opere com mais velocidade, sem perder a direção. ?É um momento muito bom para revisões e priorização?, afirma Fernando Fanizzi, diretor de TI da Óticas Diniz. ?A tecnologia tem a capacidade de fazer com que as empresas sejam proativas e, nessa cobrança por entregarmos mais com menos investimentos, precisamos identificar quais projetos geram retorno. É aí que TI se alinha aos negócios e pode desenvolver ações relevantes para a companhia?, finaliza o executivo.

Leia mais:
Tecnologia: aliada das estratégias do varejo

Como a tecnologia auxilia na prevenção de perdas?

As chaves do omnichannel

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]