/
/
A nova moeda do varejo: cultura

A nova moeda do varejo: cultura

No SXSW, nos EUA, o debate é: o varejo deve absorver influências da cultura e dos valores das comunidades locais. Veja
Legenda da foto

Austin – EUA – Os varejistas modernos, em sintonia com este momento de transformação cultural, devem funcionar como “usinas de absorção de influências da cultura e dos valores das comunidades locais” para gerar algo mais do que vendas. Essa foi a principal conclusão do painel “A nova moeda do varejo: cultura”, no SXSW.

Mediado por Robbie Myers, editora-chefe da Elle Magazine e com a presença de Rick Badgley. Vice-Presidente de varejo da TOMS, Ethan Song, co-fundador da Frank & Oats e Lacey Norton, head de varejo da Kit and Ace, o painel discutiu com muita ênfase a necessária reinvenção do varejo diante da ascensão da cultura digital e da mobilidade.

Para Ethan Song, os espaços tradicionais do varejo não são apenas locais para venda. São ambientes criados para permitir que os valores de marcas diversas, incluindo da própria varejista, possam ser experimentados e compartilhados entre pessoas com afinidades. A experiência do varejo físico está se tornando pouco a pouco em um farol cultural para construção e valorização das comunidades de comunidades. Ou seja, instalar uma loja pensando em criar um negócio não faz sentido. É preciso ir além, aproximar-se das pessoas, atuar junto a elas.

Ethan foi taxativo: “a era das transações está encerrada. Pensar apenas no varejo como local de transações significa apenas morte do negócio”.

Já Rick Bagdley fala que o novo valor de troca para o varejo é participação. “Queremos participar de um movimento de bem-estar social, quanto mais permitirmos essa manifestação positiva em nossas lojas, melhor. Queremos participar junto”. E complementa: “Nós da TOMS não somos fast fashion. As pessoas estão conosco para aprender, para trocar. A transação é curta, limitada e precisamos olhar mais adiante”.

Os executivos foram céticos com relação ao que fez a história do varejo continuar sendo sua motivação. O desafio é claro: olhar para os próximos dez anos e ver o que o varejo se tornará. A beleza do varejo é sempre ter a chance de colocar muitas pessoas juntas. Ele compete hoje com diversos estímulos e formas de conquistar a atenção dos consumidor: happy hours, pubs, bares. Por isso, cada rede varejista, deve se focar em colocar pessoas juntas, mas de modo diferente, relevante.

Para criar esse engajamento e essa proximidade, tecnologia e dados são sempre elementos importantes do negócio. E ajudam a perceber rapidamente que as coisas estão mudando. Um exemplo é a Frank & Oats. A rede quer simplesmente oferecer um serviço melhor para pessoas acostumados com a eficiência do Uber. Ser eficientes para o cliente é indispensável.

O painel foi encerrado com uma reflexão poderosa: a questão sobre quem está nas lojas, qual a cultura e valores desses consumidores inquieta a todos. Lacey Norton, da Kit and Ace, uma loja com um serviço muito diferente, deu a sua visão: “pensamos e procuramos trabalhar vendedores que consigam detectar essas impressões das pessoas. A pergunta que nos persegue dia e noite é: Como aprimorar continuamente a experiência em nossas lojas?

NOVAREJO está em Austin, nos Estados Unidos, e traz cobertura exclusiva do SXSW, o maior evento multicultural do mundo.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão

Leia também
Vinil, iPhones e Jeans

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

TikTok Shop celebra o primeiro ano com 134 milhões de usuários e consolidação da compra por descoberta
Em seu primeiro aniversário brasileiro, a plataforma mostra avanço de 161 vezes nas vendas por lives e uma rede de criadores que cresceu 46 vezes.
Parceria entre Assaí e Mercado Livre inaugura novo capítulo do e-commerce alimentar no Brasil
O Assaí inicia vendas em marketplace Fulfillment no 2º trimestre de 2026, começando pelo Sudeste e expandindo para todo o Brasil até o fim do ano.
Fim do Perse prematuro gera incerteza econômica que, por sua vez, gera um ambiente de instabilidade, com o consumo sendo prejudicado.
Setor de serviços tem pior trimestre em 4 anos, aponta PMI da S&P Global
Índice mostra contração do setor em junho; demanda fraca e juros altos preocupam
Com íon, Itaú Personnalité expande seus horizontes de investimentos
Itaú lança venda de passagens aéreas no app e terá sala VIP própria em Guarulhos
Banco mira segmento de viagens com plataforma de passagens e espaço exclusivo para clientes de alta renda

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.