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A melhor forma de ganhar é não perder

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Ciclo de Encontros NOVAREJO de julho discute a importância da prevenção de perdas no setor

Em um momento delicado e desafiador a questão das perdas é sensível a todo o setor e é preciso olhar para dentro de casa para aprimorar a operação. A edição de julho do Ciclo de Encontros NOVAREJO foi mediada por Jacques Meir, Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão e Silvio Laban, coordenador geral dos programas de MBA Executivo do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), e teve como tema a importância da prevenção de perdas no setor e todas as suas vertentes.

De acordo com Meir, é na crise que as oportunidades aparecem. ?É fato que hoje todo mundo está tentando melhorar a eficiência e enxugar as equipes. Mas, não se pode esquecer que uma das principais perdas para uma empresa é a de conhecimento?, alerta. ?Tem casos em que se demite um funcionário e depois que ele sai aparece um elefante branco que ninguém mais sabe lidar?, completa Meir.

Para Laban, a área de prevenção de perdas de uma empresa deve ir além de segurança patrimonial. ?Tem de abranger também a perda de conhecimento, de vendas por ruptura ou problemas de estoque, e principalmente, evitar o desperdício em todos os aspectos, desde água e energia?, afirmou.

Além de levantarem a questão da falta de mão de obra qualificada para o varejo, os participantes discutiram o que o varejo oferece de atrativo para seus funcionários. Algumas redes que participaram do evento trabalham com planos de carreira, premiações e campanhas de incentivos. Segundo Meir, a redução de turnover também é uma forma de reduzir perdas e o engajamento é fundamental para isso. ?A empresa precisa gerar valor para o cliente e funcionários, oferecer um propósito?, disse. E isso envolve o ambiente da loja, layout e o uso da tecnologia para proporcionar melhores experiências de compra. Além disso, as empresas precisam aprender a contar suas histórias para se aproximar do público e criar uma identidade.

De acordo com Laban, diante de um cenário complicado como o que estamos vivendo, para ganhar rentabilidade é preciso deixar de perder. ?Existem empresas em que o índice de perdas é maior que o de lucro, e isso é inadmissível?, completa o especialista. A busca por eficiência deve existir sempre.

O Ciclo de Encontros de julho reuniu 20 profissionais da área de prevenção de perdas de redes varejistas de diversos segmentos do mercado, confira a relação participantes:

Jacques Meir – Diretor de conhecimento e plataformas de conteúdo do Grupo Padrão
Silvio Labam – Coordenador geral dos programas de MBA Executivo do Insper
Sérgio Mendes – Gerente nacional de prevenção de perdas da C&A
Rúbia Pacheco – Analista de prevenção de perdas do Sonda Supermercados
Adilson Souza ? Gerente de prevenção de perdas do Sonda Supermercados
Michel Sindeaux ? Supervisor de prevenção de perdas do Sonda Supermercados
Karen Silva ? Analista de RH da Dudalina
Tibor Gollovitz ? Supervisor de varejo da Aramis
Felipe Rangel ? Diretor Comercial da Aramis
Hortis Fernandes – Supervisor de varejo da Aramis
Túlio Landin ? Diretor financeiro da Track & Field
Júlio Mendes ? Gerente de auditoria e controles internos da Track & Field
Marcos Gonçalves – Diretor de operações do Habib?s
Alexson Rodrigues- Gerente Regional da Hortifruti
Alfredo Honorato – Diretor financeiro da Drogaria Iguatemi
Renato Mazzarolo – Diretor administrativo financeiro da Saint-Gobain/Telha Norte
Anderson Costa – Líder de sistemas da Drogaria Onofre
George Ozzobon – Gerente de recuperação e risco da Netshoes
Josué Varella ? Diretor Comercial da TNG
Fábio Perelli ? Gerente de prevenção de perdas da Sodimac

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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