De acordo com a pesquisa do International Data Corporation (IDC), 66% das empresas na América Latina já adotaram aplicativos de mensagens instantâneas para impulsionar seus negócios e gerenciar relacionamentos B2B. De olho nesse mercado promissor, a Yalo, uma plataforma de IA Conversacional que tem uma base de 100 milhões de consumidores atendimentos e 2,5 milhões de comerciantes globalmente, incluindo empresas líderes como Nestlé, Coca-Cola e Unilever, quer alcançar mais de 5 milhões de novos parceiros.
A estratégia consiste em uma solução do Cloud, que irá empregar a interface do WhatsApp para os setores de agro, construção civil, CPG, distribuição e autopeças na América Latina. “Foi com esse impacto em mente que decidimos lançar as novas verticais da Yalo. Investimos um considerável período no setor fragmentado e construímos um ecossistema conversacional sólido para o segmento B2B, o qual proporciona um valor significativo. Por isso, fazia todo o sentido expandir isso para as novas indústrias”, ressalta Javier Mata, CEO e fundador da Yalo.
Embora mais da metade das empresas já utilizam mensagens instantâneas, Erick Buzzi, General Manager da Yalo Brasil, destaca que há milhões de pequenos comércios na América Latina que ainda não implementaram nenhuma tecnologia de c-commerce. “Temos mais de 5 milhões de pequenos comércios que ainda operam no formato ‘offline’. Esses estabelecimentos necessitam de ferramentas digitais para expandir seus negócios, e os aplicativos atuais não têm fornecido resultados eficazes para enfrentar os desafios desses comerciantes”, afirma o executivo.
Setores impactados
Entre os cases da companhia está a Coca-Cola FEMSA que teve suas operações digitalizada para mais de 1,6 milhão de lojas. O objetivo da solução era trazer inovação à rota de mercado, ampliar a distribuição e digitalizar o relacionamento com os proprietários dos estabelecimentos.
Agora a companhia quer impulsionar setores como o agro, onde a companhia quer atender os pequenos agricultores, oferecendo orientação sobre quais sementes e fertilizantes adquirir, por exemplo. Com essa mesma abordagem, a companhia quer estender também ao setor automotivo, capacitando empresas de autopeças a fornecer consultoria com inteligência artificial para mecânicos e centros de reparo.
Na Construção Civil, a ferramenta visa otimizar a aquisição de materiais e oferecer orientações sobre seu uso adequado. Na área de Distribuição, ela se propõe a facilitar a conexão entre empresas de entrega, enquanto no setor de CPG, pretende sugerir um mix de produtos e aprimorar a experiência do cliente.
“A Yalo está comprometida com a democratização da inteligência artificial e liderando o mercado de conversação em diversas indústrias. Atualmente, temos em nosso portfólio empresas como Bayer, Coppel, American Express e Castrol, que reconheceram a importância da ferramenta conversacional”, enfatiza Buzzi.
Nesse processo, o WhatsApp surge como o principal parceiro da Yalo. “O WhatsApp se destaca como o canal mais utilizado, com as pessoas dedicando 84% do tempo em seus celulares a este aplicativo. É aqui que a Yalo se apresenta como a solução ideal ao oferecer uma plataforma de gerenciamento de relacionamento conversacional. Isso permite que as empresas criem aplicativos de conversação que não servem apenas para se comunicar com esses negócios, mas também para ajudá-los a expandir seus empreendimentos”, relata o GM da Yalo.