O painel foi mediado por Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão e publisher da revista Consumidor Moderno, que deu início ao encontro a partir do triste dado mencionado por Teixeira no primeiro painel. “Ocupamos o 47 º lugar em um ranking com 50 países. Como diminuir esse gap? Por que temos indianos no comando de grandes empresas e não brasileiros”, disse Meir.
A resposta é a educação, segundo o professor da Harvard Business School. “Penso que um dos fatores criticos é a falta de capacidade de se comunicar em inglês com esses países. Indianos falam inglês desde a infancia. Quando chegam nos Eua, eles conseguem. Os brasileiros, no”, disse,
Paulo de Tarso Moraes, vice-presidente de novos negócios e inovação da Kroton Educacional, afirmou que a mudança desse cenário ocorrerá pela educação. E não necessariamente pela ausência pela falta do inglês. “A educação é a resposta para isso. No Brasil, apenas 18% da populacao possuem uma cadeira universitária. O Thales falou no inglês, mas a gente se expressa mal em português mesmo”, disse.
Tentativa e erro
Em outro momento do debate, Meir e os convidados falaram sobre a inovação do Brasil. E um bom exemplo no Brasil é a Whirlpool. “Se errar 20% das tentativas, está tudo certo. Faça, mas depois vá lá e corrige! É como fazemos inovação”, Fernando Yunes, VP de novos negócios e inovação da Whirlpool.