/
/
A crise da água não dá desconto para ninguém

A crise da água não dá desconto para ninguém

Greenpeace exige fim dos descontos nas contas de água de grandes consumidores de São Paulo, que ainda têm incentivo para gastar
Legenda da foto

A Sabesp premia o consumo de água de 500 grandes consumidores de água, que têm um contrato em que quanto mais consomem, menor o preço pago por litro de água, embora a população esteja sendo castigada com rodízios de água e seca nas torneiras.

Nesta sexta-feira, 20 de março, o Greenpeace foi às ruas dar voz à população e exigir o cancelamento dos contratos de demanda firme entre a Sabesp e grandes consumidores de água, como bancos, hotéis, shopping centers, entre outros.

A companhia que gere a produção e distribuição de água para 20 milhões de pessoas privilegia um grupo de 537 grandes consumidores. Os contratos ? aprovados pelo Governo do Estado – garantem que estas corporações desfrutem do benefício de, quanto mais água consumir, menos pagar por metro cúbico.

A ação ?Água para Quem??, realizada diante do Banco Safra, um dos beneficiados pelos contratos, chama atenção para essa situação absurda, permite que pessoas expressem de que forma a falta de água afeta suas vidas e exige que o governador Alckmin e a Sabesp acabem imediatamente com o acordo.

?Enquanto elas recebem esse estímulo para consumir mais, a população sofre com o racionamento não declarado e dias sem abastecimento. Essa injustiça tem que acabar?, afirma Pedro Telles, coordenador da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace. O abatimento trata a água como mercadoria, e não como direito básico do cidadão, premiando o desperdício e impondo uma situação de completa injustiça sobre a população, que sofre com a falta d?água há vários meses.

Sem estes descontos, o Greenpeace estima que a Sabesp arrecadaria cerca de R$ 140 milhões a mais por ano. Esses recursos poderiam ser investidos, por exemplo, na redução dos vazamentos de água nas tubulações, que beiram 37% na cidade atualmente. O site da ação permite que qualquer cidadão envie um pedido direto à Sabesp e ao Governo Estadual pressionando pela extinção dos contratos de demanda firme com estas instituições.

O contrato privilegiado poderia ser comparado ao de um pacote de telefonia e internet, em que o cliente paga um valor fechado por um volume acordado previamente. Se usava menos água, portanto, pagava o mesmo valor, mas se ultrapassava a quantidade contratada pagava a diferença. Com o agravamento da crise hídrica, a Sabesp modificou essa obrigatoriedade de consumo mínimo, liberou os clientes para usarem fontes alternativas de água e os incluiu no programa de multas pelo aumento de consumo até os mananciais se recuperarem. Com isso, 70% dos clientes adotaram fontes alternativas e reduziram seu consumo com a companhia.

Fonte: Consumidor Moderno.

Leia mais:
Crise hídrica: entre racionamento e sobretaxa
Crise hídrica: quem você apontaria como culpado(s)?
Dia Mundial da água: seu direito termina quando a água acaba
 

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Finalista no Prêmio Consumidor Moderno 2026, Globoplay aposta em personalização, fandoms e experiências para se conectar com o publico.
Play, memes e comunidade: como o Globoplay entrou na rotina dos brasileiros
Finalista na categoria Empresa do Ano do Prêmio Consumidor Moderno 2026, plataforma aposta em personalização, fandoms e conexão emocional para criar vínculo.
Henrique Azeredo, fundador e CEO do Patties.
Boteco da CM: Como o Patties transformou simplicidade em marca cult
Henrique Azeredo, fundador e CEO do Patties, compartilha o processo de criação e os aprendizados da hamburgueria que transformou autenticidade em experiência.
Estudo da CX Brain analisa como a experiência do cliente é, antes de tudo, um reflexo da experiência e saúde mental do colaborador.
Saúde mental dos colaboradores é ativo estratégico para o CX
Estudo da CX Brain analisa como a experiência do cliente é, antes de tudo, um reflexo da experiência do colaborador.
Para o CEO do PagBank, o maior desafio do cargo é escalar eficiência sem perder proximidade com o cliente e transformar experiência em estratégia de crescimento.
Tecnologia e humanização: a chave para liderar na nova era da experiência do cliente
Para o CEO do PagBank, o maior desafio do cargo é escalar eficiência sem perder proximidade com o cliente e transformar experiência em estratégia de crescimento.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 296

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfírio
IMAGEM: IA Generativa | ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Gustavo Bittencourt
[email protected]

Juliana Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Coordenadoras
Nayara Manfredi
Paula Coutinho

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.