Pesquisar
Close this search box.
/
/
A cara do varejo que consegue crescer

A cara do varejo que consegue crescer

Sim, existe um grupo de redes que têm conseguido crescer. O BR Week apresenta quem está fazendo números e mostra que eles não são exceção. Conheça

No primeiro debate do BR Week, maior congresso de varejo do País, um grupo de varejistas de grandes redes mostrou que sim, é possível conquistar resultados independentemente de cenários econômicos. E que resultados! Este foi o tema debatido na primeira manhã do congresso e mediado por Mariana Donatelli, sócia-associada da Mckinsey&Company. No palco, grandes nomes que, somados, resultam em milhões de reais. O que eles têm feito?
“Pra gente, resultados é número de novos clientes, que é o ativo mais precioso de qualquer marca, mas esse é o mercado que a gente busca ganhar. A gente tem de fazer isso para trazer mais margens para os novos restaurantes e fazemos isso com inovação: 20% do que vendemos em 2015 foi lançado em 2015”, exemplifica Alexandre Guerra, presidente-executivo da rede de restaurantes Giraffas.

“É uma conjunção de fatores que vai desde pessoas motivadas, franqueados com disposição para promover o crescimento, ganho de market share e a experiência – essas coisas geram o resultado que atendem aos anseios dos nossos acionistas”, afirma Ricardo Bomeny, CEO da BFFC, grupo detentor de várias marcas de alimentação, entre elas o Bob’s. Preocupado com a experiência, a rede tem investido em uma nova proposta de restaurantes, repaginados, com foto no autosserviço. A ideia, diz Bomeny, é gerar resultados a partir da experiência, uma vez que a marca Bob’s tem como principal consumidor os jovens da Geração Millennial.

A experiência também é fator relevante para os postos Ipiranga e é o que tem impulsionado o crescimento da companhia, segundo Jeronimo Santos, diretor de varejo da marca. “Avaliamos nosso resultado quando a gente faz nossa expansão consolidando nossa proposta de valor”, diz. A rede tem a proposta de oferecer conveniência aos consumidores, no conceito de “posto completo”. “Considerando o posicionamento que adotamos nos últimos quinze anos, que é uma trajetória de postos completos com diferentes iniciativas, a gente vê que os posts que tem essa proposta embarcada são os que sofrem menos hoje”, afirma.

Esses pontos, diz Mariana, são importantes, ainda mais em um cenário em que o consumidor está menos suscetível ao consumo. “Pela primeira vez, vimos os brasileiros como os menos otimistas entre 26 países que a gente pesquisou. Por consequência, eles mudam seus comportamentos de compra”, avaliou a especialista. Não à toa, a Basf – Tintas Suvinil foca em fidelização. “Valorizamos a fidelização dos nossos clientes – isso para nós é chave”, disse Marcos Allemann, vice-presidente da Tintas Decorativas Basf-Tintas Suvinil. “A palavra de ordem é excelência e não mais expansão orgânica. É excelência de custos, que passou a ser cada vez mais relevante para gerar resultados”, disse.

No Giraffas, Guerra tem investido em eficiência interna, mas o consumidor também é o foco. “Procuramos entender o que o consumidor está procurando para entregar uma proposta de valor melhor, em termos de qualidade de produto e preços competitivos. E tentamos extrair o máximo de eficiência na nossa cadeia de suprimentos para compensar perdas de lucro”, avalia.

Vai dar pra respirar?

Diante de um cenário desafiador, essa é a pergunta de dez em dez executivos. Segundo Manzar Feres, vice-presidente de Vendas da Serasa Experian, sim. “A gente consegue ver todos os índices de confiança do País melhorando um pouco. Em termos de tendências, começamos a ver uma melhora. A dinâmica do novo governo é uma melhor dinâmica fiscal para melhorar os níveis de confiança em todos os setores. Se o governo interino se mantiver, a gente vai conseguir ver uma recuperação do varejo no segundo semestre”, acredita. Para Allemann, o cenário está “despiorando”. “É o momento de mudar a chave interna de planejamento, considerando pequenos crescimentos”, afirma.

“Nosso planejamento é de longo prazo e não fizemos grandes alterações”, afirma Bomeny, da BFFC. “Temos enormes desafios de conversão e temos 25% das nossas lojas do Bob’s no novo modelo. Em crise, a gente fica mais criativo. E acho que tudo isso contribui para planejar melhor e atingir resultados”, afirma.

Com perspectivas mais otimistas, o Ipiranga segue com o mesmo ritmo de expansão. “Nosso processo de expansão vem em um ritmo acelerado e estamos cumprindo nosso plano de negócios. Estamos aproveitando esse ambiente para evoluir no relacionamento com o consumidor”, afirma Santos, executivo da rede.

Olhar para dentro e partir do ponto em que a empresa está é essencial para o planejamento de retomada, acredita Manzar, da Serasa Experian. “Precisa começar sabendo onde a empresa está. Existe uma chance maior de alavancar a geração de caixa e inovação tem de estar na agenda”, afirma. “O que temos feito de forma obsessiva é alinhar os objetivos. Todos nós já tomamos decisões difíceis, mas precisamos cuidar muito da cultura da companhia”, avalia. Esse cuidado, afirma Santos, do Ipiranga, é essencial para o equilíbrio da empresa. “Temos de tomar cuidado para que decisões de curto prazo não tirem a consistência da proposta de valor”, avalia.

“Essa cultura de resultados é muito forte para nós, que trabalhamos com margens pequenas. Momentos como esse expõem o que as empresas estão fazendo de certo e o que não estão. São momentos de filtro, que servem para mostrar quem está no jogo”, afirma Santos.

E quem está no jogo do crescimento não está olhando apenas para o agora, mas também para o futuro. “O grande desafio é balancear o curto prazo, a necessidade de geração de caixa no presente, sem comprometer a jornada futura. Tem de fazer as duas coisas ao mesmo tempo”, afirma Allemann.

Outro ponto para conseguir resultados é olhar para as pessoas, afirma Bomeny. “Temos de engajar as pessoas em nosso projeto. E tem de ser um projeto do qual as pessoas participem e entendam claramente como ela está nesse projeto. Caso contrário, você terá mais dificuldade para alcançar os objetivos”, diz. Diante de todos esses pontos é possível conseguir resultados. “Hoje, até pela função do cenário adverso, todo mundo busca ser mais eficiente. A gente sai dessa crise mais eficiente, pagando valores mais justos por tudo”, completa Bomeny.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]