O La Roca Village, outlet de luxo espanhol, lançou no último dia 30 uma coletiva de estilistas de Barcelona, que oferece até outubro coleções de nove estilistas espanhóis escolhidos por um júri de especialistas em moda. O outlet fica a 40 minutos de Barcelona e oferece coleções de estações anteriores de marcas como Diesel, Escada, Furla e Hugo Boss com até 60% de desconto
A embaixadora do evento é a estilista Georgina Chapman, co-fundadora da Marchesa, marca luxuosa usada por Penélope Cruz, Rihanna e Jennifer Lopez. Ao todo, são 140 boutiques de outlet, que comercializam também itens para casa. Como complemento da experiência de compra, os organizadores oferecem serviços como ônibus express de Barcelona e de Costa Brava, centro de informações turísticas e compras pessoais, além de restaurantes e cafés.
Esse tipo de evento, chamado de ?villages? tornou-se comum na Europa em regiões com destaque cultural por conta dos serviços sofisticados de recepção, turismo histórico e alta gastronomia. O formato alcançou até a China, que inaugurou o primeiro village no país em Suzhou, próximo a Xangai.
Brasil
De acordo com pesquisa do Ibope, nos próximos anos o formato outlet vai se disseminar pelo País. A Premium Outlets Brasil pretende inaugurar doze unidades até 2019 e a consultoria imobiliária Jones Lang La Salle quer abrir outros nove até 2016.
A General Shopping planeja mais sete até o final desse ano. No Brasil, o primeiro outlet a se aproximar do novo conceito de luxo foi o Premium São Paulo, inaugurado em 2009 na rodovia dos Bandeirantes, no município de Itupeva, região de Campinas. Em seguida, surgiu o Premium Brasília, no município de Alexânia, em Goiás, ambos pertencem à General Shopping.
Neste ano, o World Retail Congress também abordará o varejo de luxo. O WRC é um dos principais eventos do setor no mundo e acontecerá entre os dias 29/09 e 01/10 em Paris. Congresso também debaterá a expansão do varejo global e o desenvolvimento de novos negócios, em palestras com empreendedores e executivos inovadores. As inscrições para o WRC podem ser feitas pelo site www.worldretailcongress.com e assinantes da NOVAREJO têm 15% de desconto.
Leia mais:
Design e Experiência – Turismo de compras