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Falta de consistência ameaça GAP

Falta de consistência ameaça GAP

Uma das mais importantes varejistas dos EUA sofre para definir sua identidade no mercado da moda 

As vendas da GAP caíram 4,91% no quarto trimestre do ano fiscal 2013/2014, dando continuidade a anos de desempenho fraco da varejista americana, que já foi a maior do mundo em seu setor e perdeu espaço para varejistas fast fashion, como Inditex e Uniqlo. Os analistas Brian Tunick e Bilun Caldeira, da consultoria norte-americana JP Morgan, construíram um gráfico que ajuda a explicar esse movimento, posicionando diversas marcas de vestuário a partir do preço médio de seus produtos e de sua capacidade de ser fashion ou básica.

A GAP figura praticamente no centro do gráfico. Não é a mais barata ? como a concorrente  Uniqlo ou a Old Navy (que é do mesmo grupo da GAP), não é a mais fashion ? como sua arquirrival Zara, e não é a mais básica ? como a Everlane. Em preço, a GAP ainda perde para a American Eagle, H&M e, em valor no mercado da moda, para a Abercrombie & Fitch e para a Express.

?Não se sabe onde a GAP se encaixa na equação de valor no mercado da moda. Os preços e produtos da varejista têm sido inconsistentes e confusos ao longo da última década?, comentam os analistas. De acordo com a JP Morgan, para voltar a ter sucesso e estabilidade financeira a marca precisa definir melhor sua identidade.

Criada em 1969 nos Estados Unidos, a Gap Inc. é detentora das marcas GAP, Banana Republic, Old Navy, Piperline, Athleta e Intermix. Está presente em 90 países, inclusive no Brasil. Calcula-se que, com os impostos, aqui as peças custam até 35% mais caro que nos Estados Unidos. Com a busca pelos preços mais baixos, como anunciou desde que chegou ao País, a empresa foi obrigada a reduzir consideravelmente sua margem de lucro.

A GAP inaugurou sua primeira loja em território nacional em setembro do ano passado no Shopping Iguatemi, na capital paulista. A segunda foi no Shopping Morumbi e a terceira, já em abril deste ano, no Rio Grande do Sul. Neste mês, abriu sua primeira loja exclusiva para o público infantil no Shopping Cidade Jardim, também em São Paulo.

Confira gráfico construído pela JP Morgan:

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