As mulheres são a maioria da população brasileira e ocupam cada vez mais espaço no mundo dos negócios. De acordo com um levantamento realizado pela Serasa Experian, o Brasil conta com mais de 5 milhões de mulheres empreendedoras, número que representa cerca de 8% da população feminina no país. Mas como essas executoras estão mudando realidade do empreendedorismo no país? Confira a seguir com as oito startups comandadas por elas.
Leia também:
10 Mulheres de negócios que você precisa conhecer
1. Tagarela: Criado pela empresária paulista Georgia Carapetkov, o Tagarela é uma plataforma que utiliza recursos de gamificação para auxiliar empresas em pesquisas de mercado. Formada por um time 100% feminino de analistas e profissionais do marketing e comunicação, a startup permite que os usuários sejam remunerados por suas respostas.
2. Inca: A ex-modelo da Ford Models, Vera Kopp, criou uma plataforma que conecta milhões de profissionais da indústria do entretenimento, desde atores, até modelos, músicos, fotógrafos, design e muito mais. Entre seus clientes estão Discovery Channel, Cartoon Network e Rede Globo.
3. Tem açúcar: Em prol do consumo consciente através do compartilhamento, Camila Carvalho,25, lançou um site que facilita empréstimos e doações de coisas entre vizinhos. Mais de 60 mil usuários já se cadastraram desde o lançamento do site em janeiro de 2015, e a chance de sucesso de ter o pedido respondido pelo vizinho é de 45%.
Leia também:
Os 10 setores mais bem avaliados pelas mulheres
4. Trustvox:O Trustvox é uma startup focada em garantir que o consumidor tenha certeza de que os reviews e as opiniões no ecommerce são confiáveis. Lançado pela publicitária Tatiana Pezoa, que concebeu o modelo ao perceber que a crescente influência das recomendações de amigos, comentários em redes sociais e das buscas por informações antes de comprar qualquer produto.
5. Agrosmart: A mineira Mariana Vasconcelos de 23 anos criou um aplicativo que torna plantações inteligentes, reduzindo até 60% do consumo de água na irrigação. Por sua criação, ela ganhou uma bolsa para estudar na Singularity University, um centro de pesquisas da Nasa no Vale do Silício.
6. Emotion Me: Após encarar os desafios da organização do próprio casamento, Bruna Bittencourt, 33, inventou em 2012 um aplicativo que agiliza todo o processo, desde os convites, até o orçamento e contratação de fornecedores. A startup hoje ajuda milhares de casamentos acontecerem em parceira com Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.
7. Contentools: Emilia Chagas, 31, lançou uma plataforma de gestão de conteúdo para marketing digital, responsável pela curadoria e publicação de posts, e-books, blogs, portais e redes sociais. Desde que foi selecionada pelo programa 500 Startups, a startup já coleciona centenas de clientes e está abrindo canais nos Estados Unidos.
8. Timo Kids: Mãe de gêmeas, Fabiany Lima, 36, criou sua terceira startup, a Timo Kids, aplicativo que traz historias e jogos socioeducativos ilustrados em 3D para celulares e tablets de crianças e adultos. A solução de entretenimento está disponível em 190 países e oferece conteúdo narrado em diversos idiomas.
Leia também:
Mulheres transformam lixo em luxo