A Black Friday já se consolidou no calendário brasileiro e as expectativas para 2016 são animadoras mesmo em um cenário de retração de consumo. Marcada para 25 de novembro, a data deve repetir o bom desempenho de 2015, principalmente para o e-commerce: segundo previsão da Criteo, a última sexta-feira de novembro deve alavancar o comércio eletrônico neste final de ano, possibilitando um crescimento de 24% no segundo semestre.
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Especializada em publicidade digital e marketing de performance, a empresa aponta que já registra aumento na procura dos anunciantes para veiculação de campanhas no período que antecede a data. É fundamental que os varejistas estejam preparando a sua presença em todos os canais: no ano passado, segundo a E-bit, o mobile já representou 11% dos pedidos.
O estudo H1 2016 State of Mobile Commerce Report, da Criteo, indica que as transações feitas via mobile cresceram 70% no Brasil no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2015. Fora isso, os aplicativos são os canais mais eficientes para geração de vendas nesse ambiente, já que dominam em todos os estágios do funil de compra e convertem três vezes mais que a navegação em mobile browsers.
Os dias de aquecimento
Muitos consumidores já terão recebido a primeira parcela do 13o salário e, como nos outros anos, irão aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de Natal. Fernando Tassinari, Diretor Geral da Criteo no Brasil, recomenda que os anunciantes ampliem seus investimentos na semana anterior a data, já que os consumidores começam a pesquisar preços até 30 dias antes para comparar as ofertas com a sexta-feira.
“Os consumidores que não compraram nos últimos 30 dias anteriores a Black Friday têm uma representatividade importante nas vendas e costumam comprar 20% mais que os consumidores ativos. Eles pesquisam muito para acompanhar os preços e decidir quais produtos irão arrematar, então os varejistas precisam estar com suas campanhas no ar para começar a engajá-los. Logo após também é importante manter os investimentos por conta da Cyber Monday, que também registrou vendas elevadas no ano passado”, sugere.
A empresa destaca 8 pontos de atenção para a data:
Para o período anterior a Black Friday:
1- Certifique-se de que seus catálogos de ofertas estão atualizados e que contenham opções tanto de produtos únicos como os populares;
2- Gerencie constantemente os CPCs para estar com o estoque preparado para as festas de final de ano;
3- Planeje um orçamento mais agressivo para até três semanas antes dos dias de pico. Isso dará um fôlego para que consiga atender os clientes com excelência;
Para o fim de semana da Black Friday:
4- Prepare seus servidores para receber um tráfego intenso de consumidores;
5- Mantenha constantemente os preços e quantidades de produtos atualizados para minimizar frustrações no pós-venda;
6- Concentre investimentos em mídia durante o fim de semana da Black Friday;
7- Tenha em mente que os usuários ainda estão buscando bons preços até o último segundo antes de concluir a transação. Por isso, a oferta de benefícios como frete gratuito e entrega expressa podem ser diferenciais importantes para garantir as vendas. Mas não esqueça: utilize esse recurso com inteligência;
8- Vincule os investimentos de aquisição e branding (como search) com canais direcionados à conversão, como display retargeting. Isso amplia a visibilidade da loja virtual e aumentas as chances de vender mais.