Quase 75% dos comerciantes do Estado do Rio de Janeiro que têm acesso à internet, utilizam a rede para fazer propaganda, segundo estudo realizado pela Fecomércio RJ em parceria com o instituto GPP. Destes, 28% apontam o Facebook como canal para isso.
O relacionamento comercial com os fornecedores é outro motivo para que as empresas estejam conectadas – razão apontada por 33,8% daqueles que utilizam a rede. A realização de venda pela internet foi citada por 18,9%.
A pesquisa mostra que a ferramenta é considerada indispensável para o desenvolvimento do negócio para 86,4% dos estabelecimentos fluminenses que têm acesso à rede. Apesar do alto percentual, há ainda uma parcela (12,2%), que indica que a rede é pouco importante para o negócio – preocupante em um mundo cada vez mais conectado.
O estudo entrevistou 407 empresários do Estado do Rio de Janeiro e constatou que apenas 54,5% têm acesso à internet. Do restante que não têm acesso, 22,2% não considera ser importante estar conectado.
A falta de conhecimento sobre o assunto foi apontado por 15,7%, seguido de falta de interesse (14,6%) e pelo fato de não considerar o custo-benefício atraente (12,4%). Mesmo assim, 55,6% dos que não estão presentes consideram a possibilidade utilizar a internet no futuro.
Os dados preocupam na medida em que não segue o fluxo natural dos negócios de varejo – e isso não se reflete apenas nas demandas dos consumidores, que querem que uma marca esteja presente em todos os canais com a mesma mensagem. A falta de conexão se reflete em outras áreas, ainda mais preocupantes – se o empresário sequer tem acesso à rede no negócio, significa que toda a gestão está comprometida.
Sem conexão, não há controle de estoque – ponto frágil para o setor; não há controle efetivo de caixa; de compras. Não há qualquer controle, aliás. Sem controle, não há gerenciamento dos riscos do negócio. Sem isso, ele não cresce. Tudo isso por conta de um ponto de internet. Preocupante.
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