Com o aumento das vendas online no Brasil, que registraram alta de 23% no primeiro trimestre de 2019, segundo a Compre&Confie, cresce também a preocupação de varejistas e transportadoras em proteger a carga que é destinada ao consumidor final.
No e-commerce estão concentradas as vendas, principalmente, de produtos de maior valor agregado, como eletroeletrônicos, o que aumenta a necessidade de proteção dos produtos transportados.
Confira 16 maneiras que as transportadoras usam para proteger a sua encomenda. A lista foi organizada pela Jamef, empresa especializada em transporte de cargas.
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Sensor de fadiga
Os acidentes de trânsito são um ponto nevrálgico do extravio de cargas e, mais do que isso, um alto índice de mortes pelo Brasil todo. O segmento de transportadoras tem apostado em sensores de imagem para identificar o comportamento do motorista, em especial, sua condição física. O sensor de fadiga instalado pela Jamef, por exemplo, emite alertar ao motorista se a piscada demorar mais de três segundos, o que significa profundo estado de sonolência.
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Telemetria
A telemetria tem sido usada com a expansão dos sistemas de captação e gerenciamento de dados. Com isso, a transportadora consegue identificar todo o caminho traçado pelo veículo. Diferentemente do GPS, essa tecnologia é capaz de medir desgastes relacionados à inclinação do terreno, por exemplo, contribuindo para a redução de falhas mecânicas durante a viagem.
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Rastreadores via satélite
O bom e velho GPS continua útil para mensurar distâncias e trajetos realizados pelos motoristas e fornecem informações em tempo real para a central sobre qualquer eventual desvio de rota.
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Sensores de abertura das portas de cabine
Novas tecnologias permitem às centrais de controle das transportadoras travarem o acesso às cabines do motorista por dispositivo remoto. Para sair ou entrar no caminhão, o motorista precisa acionar a central e explicar o motivo.
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Sensores de abertura das portas do baú
A abertura do baú do caminhão também é controlada à distância. Na Jamef, os carregadores têm três minutos para fazer a descarga e fechar as portas. Caso esse tempo seja excedido, a central é notificada.
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Teclado para mensagens
Os caminhões também recebem equipamentos capaz de mandar mensagens por texto, o que pode ajudar o motorista a alertar a central em casos de abordagem de roubo sem que ele coloque em risco a própria vida se sujeitando a avisar alguém pelo celular.
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Sensor de deslocamento
Há um controle até mesmo sobre os menores movimentos realizados pelo caminhão quando ele está estacionado. Ferramentas permitem à central identificar eventuais problemas nos freios com deslocamentos de apenas alguns centímetros e que, se ignorados, podem acabar em acidente grave.