Pesquisar
Close this search box.
/
/
7 passos para blindar seu e-commerce

7 passos para blindar seu e-commerce

Analista antifraude ensina melhores práticas para prevenir perdas e danos no comércio eletrônico

O crescimento das compras pela internet vem estimulando muitos empreendedores a investir no próprio e-commerce, mas também traz consigo um risco maior de fraudes e golpes. Para driblar grandes prejuízos, os lojistas devem estar cada vez mais atentos aos procedimentos de segurança mais recentes.

De acordo com uma pesquisa feita pela Serasa Experian, o horário com maior incidência de golpes é a madrugada, no período que compreende entre 1h e 5h da manhã. O estudo indicou ainda que o dia favorito dos golpistas é a quinta-feira, dia em que mais se registram ações deste tipo. Informações como essas são valiosas para os empresários que administram lojas virtuais. Por meio de dados deste tipo de pesquisa é possível aperfeiçoar o sistema de segurança para evitar que o negócio seja prejudicado por ações fraudulentas.

Para ajudar você a se prevenir de problemas deste tipo, o analistas antifraude Ricardo Gomes, da Gerencianet, empresa brasileira especializada em soluções de pagamentos online, cobrança e gestão de clientes, traz dicas essenciais para quem busca proteger seu e-commerce do prejuízo com estes golpes.

1. Histórico de Fraudes: Para desenvolver e construir uma boa estratégia de segurança digital é recomendado criar um histórico das transações que já foram identificadas como fraudulentas e que geraram os chamados chargebacks (estorno/cancelamento da compra pelo proprietário do cartão). Dessa forma, a loja consegue evitar que o mesmo golpista efetue outras compras.

2. Senha Forte: No momento em que o cliente vai se cadastrar na sua loja, seja extremamente exigente com a senha. Requisite uma sequência forte e de difícil quebra, que seja complexa e envolva números e caracteres. Essa é mais uma maneira de evitar ter um golpista efetivando uma compra.

3. Excesso de Compras: Os clientes que fazem duas ou mais compras por dia merecem atenção especial. Verifique os dados cadastrais e seja um pouco mais rigoroso com as informações apresentadas. É importante averiguar desde o endereço de e-mail inserido até o endereço cadastrado para entrega do produto.

4. Análise Cadastral: Todo e qualquer comprador deve ter o CPF consultado no site da Receita Federal. Assim, você pode conferir se os dados batem, se ele está devedor em alguma outra empresa, além de saber as restrições e o histórico de bom ou mau pagador.

5. Certificado de Segurança: O seu site também deve deter um certificado digital segurança para garantir o sigilo dos dados fornecidos pelos clientes. Quando se trata de um ambiente seguro, o site atrai menos a atenção dos fraudadores. Existem diversos tipos de certificado e você deve escolher o mais adequado para o seu negócio. Geralmente, uma boa empresa de hospedagem web já inclui os certificados nos planos vendidos.

6. Atenção Especial: Uma das opções para evitar a fraude com cartão de crédito baseada na pesquisa da Serasa Experian é instituir o boleto como única forma de pagamento nas compras efetuadas durante a madrugada ou analisar com mais cuidado as transações realizadas neste período. Isso pode reduzir e muito o prejuízo com golpes de cartões. Na maioria dos casos de fraudes observados, os fraudadores realizam diversas tentativas de pagamento com cartões de crédito diferentes. Compras realizadas em sequências pelo mesmo cliente também devem receber atenção especial.

7. Tercerize os serviços: Além de todos os detalhes citados acima, a ajuda profissional é determinante quando o assunto é segurança do seu negócio. Empresas intermediadoras de pagamento como a Gerencianet se responsabilizam por todo o sistema de pagamento online. Por serem especialistas no assunto, os filtros e procedimentos adotados por essas empresas auxiliam na redução da aplicação de golpes nas compras não presenciais.

Leia também:

Segurança freia compras no e-commerce

E-commerce: principal entrave é atraso na entrega

Varejo e Internet das Coisas: como se preparar

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]