Pesquisar
Close this search box.
/
/
7 Dicas para montar um negócio (e manter o emprego)

7 Dicas para montar um negócio (e manter o emprego)

Especialista mostra quais são os passos a seguir para tirar o sonho do papel sem tirar os pés do chão

Muita gente sonha em ter o próprio negócio, mas ter ambição, embora importante, não é o suficiente para conseguir chegar lá. De acordo com Grace Bluerock, ex-funcionária do governo norte-americano e empreendedora digital, manter a sua motivação e os seus objetivos durante a fase de transição de empregado para empreendedor é um aspecto crucial da jornada. Num artigo publicado pelo portal da revista Entrepreneur, a especialista compartilhou dicas que podem te ajudar a manter o ritmo rumo ao seu próprio negócio.

Leia também:
A saída está no chão da loja 

?Ao adotar essas atitudes, você se manterá focado, motivado e comprometido a tornar o seu sonho em realidade mesmo enquanto estiver no emprego. Além do mais, elas farão o tempo que você passa no trabalho passar mais rápido?, disse Grace. Confira a seguir quais são elas:

1. Tenha uma ideia clara do porquê você está iniciando o negócio
Seja para se tornar seu próprio chefe, pela independência financeira, liberdade, estar em casa com os filhos ou para poder ajudar outras pessoas, ter um propósito é o passo mais importante na jornada rumo ao seu próprio negócio. É ele quem irá proporcionar motivação para que você se mantenha focado e comprometido quando as coisas começarem a ficar mais difíceis.

2. Comprometa-se com seu sonho
Ter vontade de trabalhar com alguma coisa e se comprometer com aquilo é algo completamente diferente. Quando você se compromete com um sonho ele se torna uma obrigação que deve ser enfrentada para alcançar o sucesso. Em outras palavras, significa buscar soluções frente a obstáculos, e não desistir nos primeiros que encontrar. Comprometa-se com você mesmo e só então comece a contar para as outras pessoas ao seu redor.

3. Crie uma visão pessoal para o seu negócio
Especifique em detalhes toda a ideia que você tem do negócio, incluindo quais serão as atividades que você irá exercer diretamente, quem são e quantos clientes você tem e qual o valor da receita mensal. Leia para si mesmo essa descrição todos os dias e procure completá-la com foco no resultado final. Este exercício ajudará você a tomar decisões diárias e deixar de lado os pensamentos negativos que surgirem no caminho.

Leia também:
Traga o cliente amado de volta em cinco passos 

4. Participe de um grupo de mentoria
Um grupo de mentoria pode te ajudar a se manter motivado e responsável com seus objetivos. Existem grupos que se encontram pessoalmente, on-line ou mesmo pelo telefone. Não sabe por onde começar? O Meetup é um ótimo lugar. Se você não conseguir achar um grupo, basta criar o seu próprio com pessoas que também estejam começando um negócio.

5. Mergulhe no aprendizado
Pesquise e estude tudo o que puder encontrar que seja pertinente para o seu negócio. A internet oferece informações valiosas para a construção de um negócio de sucesso em abundância. Faça cursos, contrate um coach ou encontre um mentor. Ouça a podcasts e audiolivros no caminho para o trabalho. Quanto mais você aprender e se especializar na sua área, mais confiante, motivado e bem sucedido será.

6. Continue positivo em relação ao seu trabalho
Identifique algo que você gosta no seu emprego todos os dias. Seja estar perto dos colegas de trabalho, sempre ter folga nos feriados, ou apenas o cafezinho gratuito e sua cadeira confortável, a ideia é encontrar as coisas boas. Quanto mais você focar naquilo que é positivo sobre sua situação atual, mais sucesso irá atrair em todas as situações, incluindo o seu próprio negócio. Pensamentos negativos sugam a sua energia, dificultando bem mais o avanço rumo a seu sonho.

7. Estabeleça metas diárias
Dê passos pequenos e mensuráveis diariamente, buscando compreender que haverá momentos em que aparentemente você não estará progredindo de fato. Boa parte do trabalho no começo envolverá tarefas mundanas e tediosas ? e você precisa se dar conta que elas fazem parte do início do seu negócio. Ao dar passos diários, você começará a ver os resultados. Quanto maior for o seu progresso, mais confiança e determinação você terá em continuar seguindo em frente.

Leia também:
3 Formas de evitar a corrupção na sua empresa 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]