Pesquisar
Close this search box.
/
/
7 Dicas para fugir da estatística e ter uma gestão financeira eficiente

7 Dicas para fugir da estatística e ter uma gestão financeira eficiente

A falta de eficiência na gestão financeira é um dos motivos da quebradeira nas MPEs. Saiba como fugir da estatística e sobreviver ao caos atual

Em tempos de crise, com a proliferação de fechamento de negócios de todos os tamanhos, torna-se ainda mais urgente pensar o planejamento financeiro de maneira correta. Novas tecnologias, antes destinadas apenas às grandes empresas do varejo, já são ofertadas aos micro e pequenos empreendedores do setor.

Lars Leber, country manager da Intuit Brasil, especializada em soluções digitais para gestão empresarial, afirma que só as tecnologias não serão capazes de resolver os problemas de gestão financeira, é preciso que os processos nas empresas sejam otimizados, em especial nas empresas menores, que têm estreita margem de manobra para contornar eventuais erros.

Confira as sete dicas do executivo para que as micro e pequenas empresas tenham eficiência para vencer os desafios mais frequentes:

 1. Tenha um planejamento financeiro sólido

Depois de se certificar de ter a quantia necessária para não passar nenhum aperto, os empreendedores devem pensar em criar um planejamento financeiro. Saber quanto se gasta, desde o telefonema para o fornecedor até o produto/serviço chegar às mãos do consumidor é essencial para precificar com precisão seu produto ou serviço.

2. Invista um valor seguro

Não se deixe levar pelo desespero. Antes de colocar todo o dinheiro economizado nos últimos anos, ou de buscar empréstimos, avalie, dentro da sua realidade, uma quantia segura – para você e seu negócio – e invista em sua ideia.

3. Acompanhe regularmente as operações financeiras

Não é porque você já sabe o quanto gasta e o quanto lucra no mês que pode deixar de acompanhar suas movimentações diariamente. É importante verificar todo o histórico financeiro da sua empresa a fim de identificar períodos de maior lucratividade, os produtos/serviços que podem ser aperfeiçoados, ou em quais pode continuar focando o seu investimento.

Saber como está a saúde do seu empreendimento é fundamental e, para isso, o sistema digital de gerenciamento financeiro. Hoje, algumas ferramentas  permitem que o pequeno empresário faça um controle financeiro eficiente e que visualize sua performance em relatórios fáceis e customizáveis. Além disso, o sistema também permite a visualização dos pagamentos, recebimentos, saldo total e de monitorar mensalmente os lucros conquistados.

4. Separe as finanças profissionais das pessoais

Levar trabalho para casa é muito comum, principalmente quando você é o maior interessado no sucesso do negócio, mas se tem uma coisa que não se pode misturar são as finanças do seu negócio com as pessoais.

5. Tenha o controle do seu negócio

Contratar ajuda profissional é ótimo e recomendado, mas o empresário precisa ter conhecimento dos números do seu negócio. Soluções ajudam o empreendedor a controlar as finanças no celular, via aplicativo, o que traz comodidade e facilita a análise diária das movimentações. Esteja sempre ciente do que entra e sai da empresa e saiba que a melhor pessoa para identificar o que funciona com seu negócio e público é você mesmo.

6. Tenha metas de curto, médio e longo prazo

Sabe aquela agenda de começo de ano em que você coloca os seus planos para um novo ano? É a mesma coisa quando se tem uma empresa. Ter metas de curto, médio e longo prazo te auxilia a manter o foco e não deixar que decisões do dia a dia te dispersem das decisões a serem tomadas.

7.  Não dê um passo maior que a perna

Quando o negócio está dando certo é comum querer crescer rápido. Ampliar a loja ou abrir uma franquia é um grande passo que deve ser feito caso seja de interesse dos donos. Porém, ter consciência financeira do período em que seu negócio se encontra é necessário para que nada seja feito antes do momento e acabe influenciando negativamente os resultados.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]