Pesquisar
Close this search box.
/
/
Metade dos MPEs acredita no aumento das receitas em 6 meses

Metade dos MPEs acredita no aumento das receitas em 6 meses

Levantamento mostrou que maioria dos MPEs está otimista com o futuro do próprio negócio. Empresários citam a boa gestão como motivo da confiança

Os micro e pequenos empresários estão confiantes com o futuro dos próprios negócios. É o que mostra o Indicador de Expectativas, que somou 61,6 pontos em abril. O índice teve leve queda de 0,3 na comparação anual. O índice faz parte do Indicador de Confiança dos MPEs, medido pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas).

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

O estudo mostrou que 62% dos pequenos empresários estão confiantes com os próximos seis meses das empresas. Entre eles, 32% acreditam na boa gestão que fazem dos negócios. Os empreendedores também citaram os investimentos como um dos motivos para o otimismo (29%). Outros 19% também disseram que a melhora da economia ajudará as empresas no futuro.

Apenas 10% manifestaram pessimismo com o futuro das próprias empresas. Eles pontuam, em 39% dos casos, que a queda nas vendas é o que mais influencia essa avaliação. A percepção de que é difícil empreender no Brasil foi lembrada por 36%. Outros fatores citados foram: a falta de recursos para investir no negócio (17%), o acúmulo de dívidas (17%) e o fato de atuar em um setor que está em baixa (13%).

Faturamento

O levantamento também apurou que 48% dos MPEs acreditam que o faturamento deverá crescer nos próximos seis meses. Já 39% acham que a arrecadação não deve sofrer mudanças no semestre. Apenas 8% esperam que as receitas diminuam. O número de empresários confiantes no crescimento do faturamento aumentou na comparação com abril do ano passado, quando 45% dos empresários estavam confiantes em um aumento.

Entre os que esperam um crescimento das receitas, 37% dizem estar buscando novas estratégias de vendas e 25% apostam na diversificação do seu portfólio de produtos. O estudo também mostrou que 48% dizem ter conseguido realizar alguma melhoria no negócio nos últimos seis meses. As principais foram: a compra de equipamentos e maquinários (37%), a reforma da empresa (37%) e qualificação da mão-de-obra (19%).

Futuro da economia

O Indicador de Expectativas mostrou que 42% dos MPEs estão confiantes com os próximos meses da economia brasileira. Os pessimistas somam 23%. Entre os que acreditam no avanço da economia, 52% não sabem dizer as razões. A melhora de indicadores econômicos foi mencionada por 26%. Essa melhora é baseada em um cenário político mais favorável para 12%. O fato de o País ter um amplo mercado consumidor é apontado por 11%. E medidas econômicas que estão sendo adotadas foi um fator citado por 6% dos entrevistados.

Já a maioria (69%) dos que manifestaram pessimismo com o futuro da economia cita as incertezas políticas. Em seguida, 27% dizem que as instituições e leis do País não favorecem o desenvolvimento do empreendedor. Já 22% temem novas dificuldades econômicas e 16% falaram da discordância com as medidas econômicas que estão sendo adotadas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]