Pesquisar
Close this search box.
/
/
7 Dicas de liderança de Frank Underwood

7 Dicas de liderança de Frank Underwood

Os fins justificam os meios? Descubra o que a saga à vice-presidência pode ensinar aos negócios

Enquanto os fãs aguardam ansiosamente a chegada da quarta temporada de House of Cards, tudo indica que até as eleições presidenciais terão que concorrer por atenção com a série. Com o lançamento previsto para março de 2016, a próxima temporada do drama político do Netflix deverá mostrar o destino de Frank Underwood (Kevin Spacey), o congressista sedento por sucesso que não deixou nada no seu caminho rumo à presidência dos Estados Unidos.

Leia também:
Hoje é dia de quê? 

Apesar de House of Cards ser uma obra de ficção, existem algumas lições que líderes de negócio podem aprender a partir das ações dos personagens. Afinal de contas, como Frank mesmo diz: ?Há dois tipos de dor. O tipo de dor que te torna mais forte, ou a dor inútil. O tipo de dor que é só sofrimento. Não tenho paciência com coisas inúteis.?

1. Cuidado com o que você revela (até para os seus amigos)
Nas primeiras duas temporadas, Frank confessa informações sensíveis a uma repórter investigativa que está disposta a ajudá-lo a destruir seus oponentes em Capitol Hill. Mas quando a repórter se torna uma ameaça para ele mesmo, Underwood toma medidas drásticas para silenciar a garota. Na nova temporada, ele teme que um ex-braço direito o traia vendendo informações que incriminam Claire para um concorrente político. Em jogos de poder, indiscrições jamais são uma boa ideia. Isso não significa que você deve fazer mal a alguém para se proteger, mas líderes inteligentes sabem que mesmo amigos de confiança às vezes podem se tornar inimigos. Portanto, eles mantém suas cartas perto das mangas o tempo todo. Ao contrário de Frank, não dê munição a qualquer um que possa usá-la contra você num dia de vacas magras, mesmo que o ganho a curto prazo seja tentador.

2. Trate seus subordinados com respeito
Um dos melhores momentos da série é assistir Frank ser o tirano natural que ele é, capaz de manter todos, especialmente seus subordinados, sob controle estrito. É uma fantasia que a maioria de nós têm, mas nunca consegue concretizar (para o bem de todos). Isso também, no entanto, tem seus limites: o que o próprio Underwood descobre da pior forma. Ao humilhar publicamente sua escolha para a vice-presidência de sua chapa, seu ex-protegido se volta contra ele de uma forma espetacular. A lição aqui é que enquanto é necessário para os líderes exercer autoridade e demandar lealdade, também é necessário que eles tratem todos com dignidade e respeito. No momento em que esta linha é cruzada, até os adeptos mais obstinados podem se tornar um poço de vingança, e mesmo os líderes mais preparados não conseguem um bom desempenho sem um time dedicado.

3. Relacionamento é tudo
Quando alguém na série precisa que um trabalho esteja pronto, a primeira pergunta é sempre ?quem a gente conhece??. Obviamente, enquanto houver lobos solitários como Remy Danton, a regra de ouro são relacionamentos, relacionamentos e mais relacionamentos. Desde Francis Underwood e seu crescente relacionamento com seu guarda-costas Edward Meechum, até os mais tensos, como sua tríade que inclui o presidente Walker e Raymond Tusk (com Doug Stamper, é claro, circulando com seu olhar observador). Relacionamentos agilizam as tarefas, e quando são interrompidos, coisas ruins acontecem.

Leia também:
Dona do Minipreço fecha parceria com o Dia 

4. Você não pode comprar lealdade
Um dos fatores decisíveis quanto ao sucesso de uma empresa é a lealdade da força de trabalho. Se os executivos não conseguem convencer seus funcionários a acreditarem nele, é praticamente impossível chegar lá. Quando, por outro lado, um executivo demonstra comprometimento com sua empresa (e seus empregados), ele conquista o ativo mais intangível de todos: a lealdade.

5. Informação é poder
Underwood simplesmente sabe das coisas ? um traço característico da maioria dos políticos. Muitos profissionais de relações públicas se deixam levar por porções específicas de conhecimento, seja uma indústria ou um conjunto específico de habilidades, e não têm qualquer intenção de sair da zona de conforto. A habilidade misteriosa de Frank de convencer as pessoas vem parcialmente do fato de ele poder se conectar com elas num nível pessoal e social. Ele conhece a vida delas, seus desafios, indústrias, pontos de fraqueza particulares de seus eleitorados, e como retribuir. Frank Underwood é uma pessoa imensamente bem versada e culta. Uma coisa é você conseguir conversar sobre uma indústria em particular ? outra é pegar a dita indústria e aplicar conhecimento do resto do mundo a ela. Se há algo a se aprender no House of Cards é: suas fraquezas podem ser ferramentas poderosas nas mãos de pessoas inescrupulosas, e a melhor maneira de se proteger é conhecer suas maiores vulnerabilidades e resolvê-las.

6. Transforme problemas em oportunidades
As mídias sociais proporcionam um poder sem precedentes ao consumidor: ótimas notícias para eles; mas nem tanto para os negócios. Pelo menos quando as coisas dão errado. No melhor estilo Underwood, dê à situação negativa um giro de 360 graus em três passos: 1) mantenha o controle, 2) lide com o problema publicamente e 3) tome conhecimento do que pode melhorar as coisas. Simples desculpas de coração e respostas factuais e calmas podem mover montanhas.

7. Seja pragmático
Frank sempre sobrevive e segue adiante porque está sempre procurando maneiras de tirar proveito das circunstâncias de qualquer situação que se apresenta. Ele é implacável ? quando um problema ou obstáculo se apresenta, Underwood não reclama: ele calcula, ajusta sua estratégia e segue em frente. Da mesma forma, donos de pequenos negócios geralmente não conseguem escolher as situações que terão de lidar, e há muitos desafios imprevistos que podem atrapalhar até os planos mais bem estruturados de um empreendedor. A economia pode ser dura, os clientes podem demorar para pagar, te dispensar, e as vendas podem cair por motivos que fogem ao seu alcance. Mas se você consegue se manter focado em maximizar suas oportunidades em qualquer situação, independentemente de quais elementos estão além do seu controle, você estará mais propenso ao asucesso. Você não precisa ser um imoral impiedoso como Frank Underwood ? mas seu equilíbrio e graça são inspiradores quando sob pressão.

 

Leia também:
Brasil é 3º no ranking de transações sem dinheiro 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]