“A celebração dos 30 anos da Consumidor Moderno é a prova e o testemunho vivo de um Brasil que dá certo, se destaca e se supera, apesar de todos os contratempos.” Com essas palavras, Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão e idealizador da Consumidor Moderno, deu boas-vindas aos mais de 500 convidados especiais que marcaram presença no evento de comemoração das três décadas da publicação.
Em 1995, quando a Consumidor Moderno nasceu, a ideia de que, graças ao Plano Real e à estabilização econômica, surgiria um novo consumidor cada vez mais exigente, seletivo e consciente, era vista com grande ceticismo. Ao levar essa visão para as empresas, Roberto Meir era visto como “um ET falando”.
“A visão que tivemos foi captar essa evolução antes que ela se tornasse óbvia e evidente para todos”, diz. Trinta anos depois, a CM é celebrada como um ecossistema de conteúdo, que antecipa tendências e traduz o comportamento dos consumidores, mostrando para as empresas a importância de colocá-los no centro de todas as decisões.
Essa convicção no poder da experiência, na força do consumidor e na necessidade de uma evolução contínua, formou a maior e mais importante comunidade de Customer Experience do País. Na noite do dia 25 de março, essa comunidade se reuniu no Parque Mirante Allianz Parque para o evento que uniu presente, passado e futuro.
30 anos de realizações
“Lembro como se fosse hoje, quando comecei uma romaria de visitas a diretores de marketing e publicitários para a apresentação do projeto de uma publicação focada na construção do elo de ligação entre as empresas e consumidores no Brasil”, relembra Roberto Meir durante a celebração. “Era sempre um choque quando eu comentava que estava emergindo um consumidor cada vez mais exigente, seletivo, consciente e informado, e ele teria o poder na relação.”
Ao longo dos anos, a revista acompanhou marcos importantes, como a privatização das telecomunicações, o boom dos SACs, a inclusão digital e a ascensão da classe média. Essas mudanças moldaram um consumidor mais exigente e informado. Roberto Meir destaca que “cada mudança trouxe novos desafios e oportunidades”. Como a pandemia, que acelerou a digitalização das empresas e enfatizou a importância da experiência do cliente.
Atualmente, a Consumidor Moderno é considerada uma referência no cenário brasileiro de consumo e se posiciona sobre três pilares: Experiência, Excelência e Expertise.
“Mais do que conceitos, esses são princípios que guiam cada uma das nossas iniciativas. A Experiência está no centro de tudo, impulsionando conexões reais e transformadoras. A Excelência nos desafia a elevar os padrões e buscar sempre o impossível. E a Expertise nos permite antecipar tendências e apontar caminhos estratégicos para marcas e consumidores”, pontua Roberto. Isso também se reflete em eventos como o CONAREC, considerado o maior congresso de experiência do cliente do mundo.
“Esses modelos vencedores reverberam, cruzam fronteiras, trazem novos insights, colaborações e fomentam parcerias estratégicas para moldar o futuro da inovação e da experiência do cliente. Nada disso seria viável sem cada parceiro, cada executivo e cada marca que nos acompanhou em toda essa jornada”, pontua Roberto.
Quem faz parte dessa história
A noite também foi marcada por homenagens a grandes nomes que contribuíram para a evolução do mercado de consumo e experiência do cliente no Brasil. Entre os mais de 20 homenageados, estavam Alexandre Accioly, responsável pela criação da maior empresa de telemarketing do Brasil, Gustavo Franco, economista e um dos idealizadores do Plano Real; Fernando Yunes, CEO do Mercado Livre; Diego Barreto, CEO do iFood; Belmiro Gomes, CEO do Assaí Atacadista; e Sidney Klajner, Presidente do Hospital Israelita Albert Einstein. O evento também prestou uma homenagem in memorian a Cássio Azevedo, fundador da AeC e pioneiro em desbravar a região Nordeste do País.
“Vocês são parte integrante da nossa história e, mais do que isso, são os grandes protagonistas dessa transformação. Nosso sincero agradecimento por acreditarem na Consumidor Moderno e por fazerem parte dessa trajetória de três décadas de evolução, impacto, criatividade e ideias inusitadas”, reforça Roberto Meir.
A era da tecnologia chegou
Roberto encerrou seu discurso projetando o futuro da experiência do consumidor e a revolução causada pela Inteligência Artificial generativa. “Estamos assistindo agora à passagem de um foguete incrível, único, sem igual: a Inteligência Artificial generativa. Não perguntem para onde ele vai. Embarquem! Não percam por nada essa viagem”, reforça.
A celebração dos 30 anos da Consumidor Moderno reforça seu papel como referência no setor e sua missão de continuar acompanhando e antecipando as transformações do mercado e do consumidor brasileiro.