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65,4% dos varejistas não devem investir para o Natal

65,4% dos varejistas não devem investir para o Natal

Baixa proporção de investimentos ainda é reflexo da cautela dos comerciantes e das projeções de queda nas vendas no final do ano. Veja a percepção do setor

Apenas 3 em 10 comerciantes (27,9%) devem fazer investimentos para se preparar para o Natal, a principal data do setor em vendas e faturamento. É o que mostra estudo do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). No ano passado, 32,8% tinham essa intenção.

Segundo a pesquisa, a expectativa é que o Natal apresente queda de 1,8% nas vendas, em relação ao desempenho do ano passado – por isso, o recuo na intenção de investir para a data. Ao todo, 65,4% dos varejistas consultados garantem que não farão investimentos.

A intenção de realizar novas contratações, incluindo mão de obra temporária, também é pequena: apenas 13,9% disseram que irão aumentar o quadro de funcionários no período. A maioria (84,8%) não contratou e nem pretende contratar mão de obra extra.

Segundo os economistas do SPC Brasil, a baixa intenção de investimentos para atender à demanda típica do Natal é um reflexo direto do desânimo e da baixa confiança provocada pelos resultados ruins da economia brasileiras nos últimos anos.

“Os empresários sabem que os efeitos da recessão impactam diretamente no bolso dos consumidores. Com a economia ainda fragilizada pela inflação alta, pela diminuição dos postos de trabalho e pela queda no poder de compra das famílias, o comércio varejista não espera uma reação muito positiva nas vendas deste Natal. Os consumidores tenderão a frear os gastos, possivelmente comprando presentes mais baratos, e provavelmente presenteando menos pessoas”, explicou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

De fato, o estudo mostra que entre os comerciantes que não irão realizar investimentos no período, as principais razões são a baixa perspectiva de aumento da demanda de clientes (46,9%) e desalento com o histórico de vendas ao longo de 2016 (13,1%).

Para os comerciantes que têm intenção de investir no estabelecimento para o Natal, os principais tipos de investimentos serão ampliação do estoque (52,5%), aumento da variedade de produtos (41,5%) e divulgação da empresa (26,7%).

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