/
/
64,4% das MPEs estão otimistas com o próprio negócio

64,4% das MPEs estão otimistas com o próprio negócio

Segundo indicador do SPC Brasil e da CNDL, proporção de micro e pequenos empresários com boas expectativas para o negócio cresceu em agosto. Entenda

Mesmo com um histórico de pessimismo, os micro e pequenos empresários varejistas e prestadores de serviço estão esperançosos em relação ao futuro próximo. É o que reflete o Indicador de Expectativas, apurado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), que subiu de 59,11 pontos, em julho, para 64,11 pontos em agosto. Este resultado é o expressivo em 15 meses de série histórica.

Segundo a pesquisa, 52,5% dos MPEs manifestaram otimismo com a economia nos próximos seis meses. Os pessimistas registraram só 18,75%.

Considerando apenas as expectativas sobre seu próprio negócio, a proporção de otimistas avança para 64,4%, e a de pessimistas cai para 9,75%.

No entanto, a maior parte dos empresários otimistas (35,2%) não sabe explicar as razões para isso, mas dizem apenas que acreditam que as coisas vão ser resolvidas de alguma maneira.

Outros 21% mencionam a resolução da crise política, e há quem acredite que a inflação será controlada e o país retomará a rota de crescimento (18,3%). Entre as outras razões citadas estão: o fato desses empresários estarem investindo para reverter a crise (15,7%) e adotarem uma gestão eficiente para suportar o momento de turbulência (15,5%).

Ainda de acordo com o levantamento, cresceu o número de empresários que esperam aumento de faturamento. Para 47,6% deles as receitas irão crescer nos próximos seis meses. Somente 9,1% esperam por uma queda. A justificativa para a expectativa de melhora dos ganhos é, em primeiro lugar, a busca por novas estratégias de venda (27,6%). Já para aqueles que acreditam que haverá queda das receitas, a crise aparece como a principal razão, citada por 38,4% desses empresários.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]