Mais da metade das pequenas e médias empresas brasileiras ainda não entraram no mercado internacional, aponta um estudo feito pela inglesa Harris Interactive, sob encomenda d FedEx Express, uma das maiores empresas de transporte expresso do mundo.
Leia também:
Walmart vê movimento nas lojas cair 3,1%
De acordo com os dados da Global Opportunities: Examining Import and Export Trends Among Small Businesses, 61% das empresas nacionais destes portes permanecem longe das exportações. Com uma amostra de aproximadamente 500 entrevistados por mercado, a pesquisa envolveu entrevistas com 6.891 executivos de alto escalão de PMEs em 13 países entre os meses de março e setembro de 2015, e foram concluídas em setembro.
Mais otimista que a média global
Segundo o, 70% das empresas brasileiras acreditam que estarão gerando receita internacional nos próximos cinco anos, um aumento de 31% sob a atual base exportadora identificada pelo estudo (39%). A maior parte das exportações brasileiras (37%) é destinada a países da América Latina, sendo a Argentina o principal comprador.
Leia também:
Amazon, e-Bay e Alibaba concentram 64% das compras
Custo e ampliação de receita
A pesquisa revela, ainda, que existem benefícios financeiros consideráveis para as PMEs que vendem para além de suas fronteiras. As exportadoras brasileiras conseguem uma receita média anual de US$ 527 mil nas vendas para a América Latina e um pouco mais de US$ 1 milhão com a comercialização de seus produtos em outros mercados. As principais preocupações das PMEs brasileiras para exportar se referem à espera pela melhora da economia nacional (31%) e aos possíveis custos relacionados à exportação (30%).
?Não devemos subestimar o potencial das pequenas empresas e o desempenho de exportação animador das PMEs demonstrado neste estudo é uma forte prova disso”, disse em nota Raj Subramaniam, vice-presidente executivo de marketing e comunicação global da FedEx Services. ?Apesar disso, muitas PMEs ainda perdem oportunidades de exportar e precisam de uma injeção de confiança para lançar suas empresas na arena global.?
Leia também:
7 Perspectivas para as compras de Natal