Em 2015, a Black Friday bateu o faturamento registrado no ano passado nas primeiras 18 horas. Com uma perspectiva de ticket médio que alcançou o dobro do que o varejo viu em 2014, o engajamento da Classe C na data colocou a credibilidade das empresas à prova. Confira a seguir sete fatos que deverão colaborar para a consolidação da Black Friday como uma das principais datas no calendário varejista.
1. Faturamento bateu o registrado em 2014
Até às 18h, a data já havia movimentado R$ 929 milhões, com quase 2 milhões de pedidos
2. Gasto médio da Black Friday pode chegar a R$ 1 mil
Enquanto a ideia dos brasileiros é de fechar a mão no Natal, o mesmo não se pode dizer da Black Friday. Pesquisa do Ibope, em parceria com o Google, mostra que o ticket médio de compras da data deve chegar a R$ 1 mil.
3. Black Friday não é Natal
(Infográfico) Embora próximas, as datas têm diferenças estratégicas que o varejo deve olhar.
4. Credibilidade também conta na Black Friday
A Black Friday está chegando e existem fatores que pesam na hora de os brasileiros decidirem onde comprar. Pesquisa do SPC Brasil e da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) mostra que preço é o principal fator para 78% dos pesquisados.
5. Classe C é a mais engajada na Black Friday
Mais de 23% dos compradores pretendem gastar até R$ 800, aponta levantamento.
6. 44% pesquisam se descontos da Black Friday são reais
Os brasileiros até vão aproveitar as promoções da Black Friday, mas continuam desconfiados da data que ficou conhecida no Brasil como “Black Fraude”. Tanto que 44% dos consumidores vão pesquisar se os descontos de fato são reais, segundo pesquisa do SPC Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas).
7. Homens devem gastar mais que mulheres na Black Friday
Uma pesquisa feira pelo MeSeems aponta que 34% do público masculino pretende gastar mais de R$ 500 durante a Black Friday, contrapondo 26% do público feminino.