Pesquisar
Close this search box.
/
/
6 Pilares para as empresas melhorarem a experiência do consumidor

6 Pilares para as empresas melhorarem a experiência do consumidor

Estudo sobre a evolução do consumidor nos Estados Unidos define os principais pilares para melhorar a experiência dos clientes nas empresas

A KPMG desenvolveu um estudo sobre a evolução da experiência do consumidor nos Estados Unidos, os impactos da tecnologia e como as empresas podem se preparar para melhorar essa experiência.
A pesquisa tem como base entrevistas realizadas com 10 setores da economia como varejo alimentar, varejo não alimentar, serviços financeiros, entretenimento e telecomunicações.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Parte do estudo identificou os seis componentes fundamentas de todas as grandes experiências dos clientes que preveem ainda o sucesso comercial e o forte desempenho da marca. Confira:

1. Personalização

Cada vez mais é preciso ser relevante e presente na vida do cliente. Não é mais possível ter sucesso no mercado apenas empurrando a história da empresa ou oferecendo uma boa experiência personalizada quando a venda já é considerada provável.
Segundo o estudo, “a personalidade desempenha o senso de autoestima do cliente. Em um nível, o consumidor se sente valorizado e importante. Em outro nível, trata-se de valores compartilhados e personalidade da marca”.
Para 22% dos consumidores a personalização do atendimento impacta positivamente na fidelidade com a marca. Quando o assunto é defender a empresa, a personalização tem impacto positivo para 26% dos clientes.
As empresas Ralph Lauren e Calvin Klein são exemplos do varejo de como garantir uma boa experiência personalizada. Em ambas as marcas, os clientes se sentem em sintonia com as suas características e personalidades e com as defendidas pelas empresas.

2. Integridade

Estima-se que pelo menos 90% das decisões de compra estão sujeitas a influência social. A pesquisa aponta que antes de decidir se vai realizar uma compra o consumidor consulta, em média, 11 fontes de informações.
As pesquisas costumam começar em buscadores, na internet, mas são as redes sociais que estão ganhando mais força na hora da decisão. Para a KPMG é preciso que as organizações se tornem membros do círculo de confiança social de seus clientes, se tornarem relevantes e se conectarem emocionalmente.
As empresas estão começando a entender que seu público-alvo também tem uma audiência e ambos precisam ser satisfeitos quanto à integridade da empresa, reiterando a importância de um perfil online positivo.
Para 18% dos consumidores a integridade da marca impacta na hora de construir fidelidade e outros 17% para se tornar embaixador da marca.

3. Expectativas

Atender, encontrar e exceder as expectativas é importante para 15% dos consumidores na hora de se tornar fiel e para defender uma marca.
Para isso que isso acontece é necessário agilidade organizacional, logo, não há mais espaço para empresas que organizam seus modelos de negócio em silos, sem a integração de informações e atividade que a velocidade de atendimento exige.
Além disso, os clientes esperam que as empresas apresentem interfaces mais simples e intuitivas em seus serviços e produtos.

4. Capacidade de resolver problemas

Transformar uma experiência pobre em uma excepcional. Esse é um mote indispensável para 16% dos consumidores na hora de se fidelizar com a marca e para 14% dos consumidores defenderem a empresa.
Para isso as empresas precisam começar consertando o básico, resolvendo os problemas que as empresas convivem e que acabam transferindo para os clientes.
A habilidade de gerir problemas sociais também é importante. Isso porque as experiências estão cada vez mais socializadas e avaliações negativas desencadeiam a sensação de “pode acontecer comigo também” em potenciais clientes ou os já existentes, prejudicando gravemente o negócio.
A antecipação de problemas prováveis de clientes é uma nova ciência – compreendendo as obstruções e problemas que um cliente pode enfrentar em suas circunstâncias particulares e corrigi-las antes de surgirem.

5. Tempo e esforço

Minimizar os esforços dos clientes e criar processos mais fluidos precisam entrar na lista de preocupações das empresas que desejam melhorar as experiências de seus consumidores.
O tema é importante para 18% dos consumidores na hora de criar fidelidade com a empresa. O tema também impacta a decisão de 17% consumidores que pensam em se tornar embaixadores da marca.
Para isso é preciso ser capaz de responder à urgência do agora criado pelos clientes. O social media das empresas não podem mais funcionar apenas em horário necessário. O consumidor não quer mais perder tempo, nem demandar esforço na hora de comprar.
KLM é um exemplo positivo de empresa que conseguiu fazer isso. Ela foi a primeira companhia aérea a disponibilizar digitalmente todos os documentos de voo em um só lugar e usar bots de mensagens para fornecer atualizações por qualquer atraso.

6. Empatia

Em uma vida social, a atenção das pessoas concentra-se naqueles que demonstram uma consciência e compreensão de seus interesses, desafios e opções.
“Trata-se de criar uma sensação de pertencimento através do sentimento de estar sendo entendido”, diz o estudo. A empatia é detectável e vital para a satisfação psicológica.
Uma marca empática é importante para 12% dos consumidores na hora de fidelizar ou de defender a companhia.

Mudanças

Para acompanhar as exigências do consumidor as empresas precisam evoluir tanto tecnicamente, quanto estruturalmente.
O estudo demonstrou ainda a evolução da atenção das empresas para o comportamento do consumidor e as principais tendências para o mercado nos próximos anos com a popularização de novas tecnologias.

Arte: Fernanda Pelinzon / Grupo Padrão

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]