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6 megatendências para o setor de franquias

6 megatendências para o setor de franquias

Estudo aponta direcionadores que irão impactar segmento e gerar novas oportunidades

O relatório “Negócios em rede – Visões, expectativas e práticas dos franqueadores”, realizado pela Deloitte em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e divulgado nesta manhã, apresenta seis grandes direcionadores que deverão impactar o setor de franquias nos próximos anos:

1 – Canais diretos: indústrias produtoras de bens de consumo aceleram seus investimentos em lojas próprias para criar canais diretos de contato com os consumidores, ampliando o acesso e fidelizando os clientes. Esta é também uma forma de ter mais controle sobre os preços, a imagem da marca e a rentabilidade dos negócios.

2 – Logística: o desafio é tornar a logística mais eficiente, especialmente nas grandes cidades (onde o tráfego intenso e as restrições à circulação de caminhões criam obstáculos) e otimizar os espaços nas lojas, priorizando as áreas de venda.

3 – Novas demandas do consumidor: os clientes buscam produtos de melhor qualidade, sem abrir mão da praticidade. Redes de alimentos e produtos naturais, orgânicos e premium têm se apropriado dessas novas demandas, bem como redes de casual dining, que oferecem uma experiência de consumo diferente do fast food.

4 – Mudanças comportamentais: a otimização do tempo e a praticidade no momento da compra são cada vez mais importantes para o consumidor. Identidade e senso de pertencimento a um grupo também são fatores relevantes para esse cliente, o que abre oportunidades para alcançar nichos com propostas de valor diferentes.

5 – Conexão total: o mobile é uma realidade para o consumidor e as franquias precisam se estruturar para esse mundo. Investimento em tecnologia é essencial para as marcas que querem concorrer e expandir suas operações em novos mercados e alcançar consumidores mais jovens.

6 – Alianças estratégicas: desenvolver programas de desconto e relacionamento com empresas e redes de franquias não concorrentes pode ampliar o público consumidor da marca. A oferta de facilidades e descontos a parceiros e seus clientes permite divulgar a marca e trazer novos públicos.

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