/
/
Lojas de rua ganham preferência das franquias

Lojas de rua ganham preferência das franquias

Estudo mostra que para 53% dos franqueadores, a loja de maior faturamento não está em shoppings

Um estudo realizado pela Deloitte em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que as lojas de rua trazem mais receita e geram mais resultados que as lojas de shopping. Segundo o levantamento “Negócios em rede – Visões, expectativas e práticas dos franqueadores”, 53% das redes têm uma loja de rua como a unidade de maior volume de vendas.

Os shoppings, por sua vez, concentram 29% das unidades que mais faturam. Os demais 18% estão em outros locais, como universidades, galerias comerciais, academias e aeroportos.

Quando o assunto é a rentabilidade, 63% dos franqueados apontam suas loajs de rua como as mais lucrativas, contra apenas 23% dos shopping centers. “A mensagem é clara: os custos operacionais estão muito altos e, por mais que os shoppings sejam atrativos, práticos, convenientes e seguros, muitas vezes não cabem na equação do varejo”, afirma Reynaldo Saad, sócio-líder da Deloitte para o segmento de Bens de Consumo e Varejo.

Em um cenário de mercado em que o ritmo de abertura de shopping centers diminuiu depois de uma forte expansão nos últimos anos, e no qual os shoppings mais antigos tiveram que se adequar às novas demandas dos consumidores (por centros de compras ao ar livre, por exemplo, ou com novos modelos de operações), os custos subiram sem que o panorama econômico permitisse um crescimento das vendas na mesma ordem de grandeza.

A consequência é que o mercado de franquias tem se voltado, cada vez mais, à alternativa das lojas de rua como uma de melhor custo/benefício: 53% dos pesquisados esperam abrir lojas de rua nos próximos dois anos, enquanto apenas 33% terão shopping centers como foco. Uma tendência crescente é a presença em pequenos centros comerciais (strip malls) e outros formatos de varejo.

O estudo da Deloitte ouviu 97 franqueadores dos segmentos de alimentação, saúde / beleza, serviços, casa / construção, educação, calçados, turismo, limpeza, vestuário, eletrônicos e veículos entre os meses de agosto e setembro deste ano.

Leia mais

Bem perto do cliente

Taxa de ocupação de shoppings é de 57%

Setor de franquias deve crescer até 7% em 2014

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]