O fenômeno de compras do mercado americano Black Friday chegou e está se estabilizando como um importante dia para o varejo muito além de seu local de origem.
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A zanox, maior rede europeia de publicidade, produziu um estudo em diferentes países sobre a expectativa para o Black Friday, incluindo o Brasil. Com base nos resultados da Black Friday do ano passado, a pesquisa revela tendências que moldam como os consumidores estão reagindo a este fenômeno global do varejo.
?A Black Friday está surgindo como um dos maiores dias de compras na Europa, e vai além dela. Ao explorar este evento, que era originalmente exclusivo dos EUA, consideramos as tendências que moldam como os consumidores estão reagindo a este fenômeno global do varejo?, declarou no relatório Kevin Edwards, diretor Global de Estratégias de Clientes.
Descubra a seguir as cinco expectativas do varejo para a Black Friday 2015:
1. Volume de vendas deverá ser o dobro de outubro. Segundo o estudo da zanox, há uma expectativa de que a maioria dos varejistas venderão em novembro 50% mais em comparação a outubro.
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2. Um quinto do lucro mensal num único dia. A Black Friday é uma oportunidade excepcional para varejistas: no Brasil, espera-se que o varejo obtenha aproximadamente 20% do lucro de um mês em um dia.
3. Celulares elevam tráfego, mas convertem menos. Enquanto as vendas não chegam perto daqueles utilizando desktops, smartphones são ótimos em aumentar tráfego. Contudo, os dispositivos são menos capazes de convertê-los em vendas. Tablets conseguem converter em vendas a mesma quantidade de tráfego, ou ás vezes até mais em tráfego.
4. Smartphones pela manhã, tablets mais tarde. Quando alguns períodos do dia são considerados, a pesquisa aponta que smartphones são bem melhores em converter em compras do que no período da manhã, e ficam bem perto dos tablets. É apenas na segunda parte do dia que os tablets ganham destaque, mantendo uma distância maior entre 9:00 e 11:00 antes de diminuir significantemente na última hora do dia.
5. Descoberta acontece em movimento. Os smartphones estão sendo mais acessados no ‘momento da descoberta’ nestes horários, quando as pessoas podem estar se movendo, como no transporte público ou, no final do dia, quando já estão na cama. Inevitavelmente, algumas destas vendas serão convertidas, porém devem ocorrer um número maior de cliques em smartphones do que tráfego em tablets durante estes períodos.
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6. Cyber Monday ainda é uma data importante para varejistas. Com o crescimento da Black Friday, de certo modo, o tempo de promoções para os anunciantes cresce para um fim de semana de quatro dias. Por fim, 2015 observará uma possível distância (ainda maior) entre a Black Friday e a Cyber Monday.